quarta-feira, junho 29, 2022

Os escolhidos

 


Viva São Pedro e São Paulo - hoje, 29 de junho é dia deles. São dois dos especiais escolhidos por Jesus (João 15: 16). São Pedro, transformado e empoderado (aqui esta palavra tem pleno sentido) e São Paulo, convertido de modo extra extraordinário! Fizeram prodígios inimagináveis em nome de Jesus!

Tantas - muitas! - vezes já me perguntei e ouvi outras pessoas duvidando das experiências extraordinárias por que passaram o "povo escolhido" e os Apóstolos de Jesus, no Antigo e no Novo Testamento, respectivamente. Mesmo pessoas de muita fé duvidam da "concretude" dos relatos! -Como assim? Eles ouviam a voz de Deus? Por que não se ouve mais? Por que não vemos o que eles viam? Isso é alegoria, literatura...

Claro que há passagens com linguagem literária naqueles antigos escritos - mas até que ponto são alegorias, até que ponto são literais, além de literárias, não sabemos... Desculpem-me, uns tantos entendidos.

Aquelas civilizações primitivas, convenhamos, mal-mal estavam emergindo da evolução das espécies, apesar do tempo decorrido; mas já estavam anatomicamente "prontas", já tinham capacidade de compreender e de extrapolar, como temos hoje, mutatis mutandis, guardadas as devidas proporções e circunstâncias. Tinha chegado o "tempo".

E, como eu já disse em outro texto, "desprezar nossa capacidade de pensar para além do obviamente perceptível é desprezar o nosso avanço na evolução das espécies, é desprezar a nossa própria espécie." ([1] ver em links relacionados ao final)

Em outras palavras, aquele povo [2] já tinha capacidade para aceitar que havia algo além do que percebiam com os seus sentidos. E, sem menosprezar outros povos, eles tinham uma inteligência privilegiada [3].

Mas a questão principal que quero abordar neste texto é o fato de que, uma vez "prontos", Deus os escolheu para começar a prepará-los, a instruí-los sobre o que deveria se realizar.

E o que deveria se realizar, foram os acontecimentos relatados no Novo Testamento, com mais incontáveis eventos prodigiosos (João 21: 25), para que aquelas pessoas, também escolhidas, pudessem ter força para dar continuidade ao processo salvífico [4], apesar de todas as adversidades.

O ser humano não é capaz de ter acesso a nada além do que nossos sentidos permitem, mas aqueles escolhidos presenciaram fenômenos inimagináveis.

Nós (salvo algumas exceções) não vemos nem ouvimos nada daquilo, porque não fomos, não somos "os escolhidos" para a empreitada de "desencadear" o processo.

Cabe a nós a humildade corajosa de acreditar sem ter visto, uma graça que Jesus nos concedeu, para sermos salvos e expandir aos outros o que recebemos: "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!" (João 20:29)

~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

[1] E a caravana passa II

[2] O « povo escolhido » foi aquele que melhor compreendeu e registrou as inspirações que « ouviu » - foi o povo hebreu. Outros povos também receberam inspirações, mas não souberam interpretar de modo a que a mensagem produzisse frutos. Como se diz popularmente, « ouviram o galo cantar e não souberam onde. » Fazendo uma analogia, para dar um exemplo, há cientistas físicos mais capazes que outros, que observam e interpretam com mais acurácia as leis da natureza, traduzindo isso em equações e levando à concretização de projetos. Ainda bem que eles existem, para nos fazerem progredir.

[3] Literalmente

[4] Eucaristia - a Nova e Eterna Aliança

[5] Todas as páginas


terça-feira, junho 28, 2022

Maria Luiza

 

Image URL (Jbeldroegas)

En mémoire de ma chère cousine (celebrando seu aniversário)

She did her earthly journey so well
That God rang earlier the final bell,
To have her closer to Him.
Now, she is singing the eternal hymn,
With the angels' choir.
At a special, great level,
Immeasurably more higher.

~~~~~~~~~~

Related links:

Image URL (Jbeldroegas) 

Todas as páginas


segunda-feira, junho 27, 2022

Guinada

 


"É preciso diminuir as sombras para que a luz aumente até ocupar tudo."

Por que dei esta "guinada" de ficar postando principalmente orações, homilias interessantes de alguns padres, textos relacionados à Teologia, etc?

Acho que não foi guinada, pois sempre tive fé, embora não falasse quase nada disso antes... Talvez, eu me engane e tenha sido uma guinada mesmo, por estar mais consciente disso. E, por outra, aprendi praticando que, pedir a Deus contínua e insistentemente, acaba resultando em aumentar a fé mesmo. Estou nesta luta obstinada há pelo menos 7 anos, com o auxílio da Santíssima Virgem, do meu Anjo da Guarda e de São José. E muita leitura!

Há que ter perseverança... "cair-se do cavalo", como São Paulo, a caminho de Damasco (Atos 9: 1-8), não é para qualquer um.

Se alguma coisa me faz bem, pode ser que faça bem para os outros também. Por isso, ando partilhando esse tema nas minhas páginas.

Assim como sempre gostei de partilhar minhas fotos de paisagens, flores, passarinhos, borboletas, meus textos... corações.?

Se minhas publicações aparecem no "feed" de notícias de alguém que não gosta disso, paciência, não tenho como impedir; são os tais algoritmos do Facebook. É só não abrir, não ler, pular ou se desviar do "incômodo".

A vida real também é parecida com uma corrida de obstáculos, a gente vai pulando, se desviando, às vezes tropeçando, mas superando aquilo que nos atrapalha de prosseguir, até que a reta final chegue.

Que saibamos escolher, a tempo, o que é e o que não é obstáculo.

~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Todas as páginas


terça-feira, junho 21, 2022

Coroações na Paróquia de Santa Helena

 

Havia coroações todos os dias na nossa paróquia - Igreja de Santa Helena -, no mês de maio. Quando não estávamos escalados para participar diretamente na coroação, íamos no meio da meninada para jogar pétalas de flores no altar de Nossa Senhora. O perfume dentro da igreja era sublime.

Minha mãe sempre reservava um ou dois dias para seus anjinhos (nós), pelo enorme amor que ela tinha a Nossa Senhora, com uma fé inabalável! Que privilégio o meu de ter podido coroar Nossa Mãe do Céu tantas vezes! 

No dia 13 de maio, a gente ia vestido de pastorinhos de Fátima. Na foto seguinte, Mário, meu irmão caçula, e eu. Ele com gorro português típico, como o de São Francisco Marto. Minha mãe caprichava!

Na foto abaixo, aparece o Padre Oscar, nosso pároco, no meio da criançada. À direita, vestida de pastorinha de Fátima, está Leonídia e à direita dela (à esquerda para quem olha a foto) está Francisco. Entre os dois, atrás, José João. Mais à direita da foto, atrás do anjinho, está Bernadette, também vestida de pastorinha.

Para ver as letras compostas por Vovô Mário para as canções, ver "Coroações de Nossa Senhora" nos Links relacionados, ao final.

~~~~~~~~~~ 

Links relacionados:

Coroações de Nossa Senhora

Dois anjinhos no altar

Paróquia de Santa Helena

Todas as páginas


Coroações de Nossa Senhora

 

Que boa incumbência deu-me a minha sobrinha e afilhada, Lalá: a de enviar para ela as letras das canções que cantávamos em Coroações de Nossa Senhora. As letras são quase todas de autoria de meu avô, pai de minha mãe, Mário Franzen de Lima.

Ele as compôs para suas filhas. Mais tarde, foram adaptadas à presença de meninos, com os participantes, nas letras, passando ao masculino plural.

Não sei de quem são as melodias, se alguém souber, por favor, ajudem-me a completar este texto.

Boas recordações de tempos da minha infância e, também, da infância de minhas sobrinhas. Posso gabar-me de ter tido a ideia de fazer coroações com minhas sobrinhas, na casa de minha mãe. Ela e minha irmã foram logo aderindo e, entusiasmadas, esmeraram nos arranjos para os festejos em homenagem a Nossa Senhora, de um jeito que superou muito os meus planos e expectativas. Eu não poderia jamais ter organizado as festas tão lindamente como foram.

Lembro-me de que a casa ficava cheia, com muitos tios, primos, amigos, vizinhos, todos fazendo sua parte na homenagem à nossa mãezinha do Céu.

Leonídia, minha irmã, treinou a meninada nas cantorias, tocando ora o seu violão, ora seu teclado, com participação especial também do primo José Carlos, no teclado.

Mas vamos às letras das músicas... (se conseguir cantarolar sem desafinar muito e gravar as músicas, acrescentarei mais tarde).

Um anjo entra na frente e, aos pés do altar de Nossa Senhora, chama os outros:


-letras de Mário Franzen de Lima-


Ó vinde meninos sorrindo

Cheios de amor e alegria

Ante este trono tão lindo

Coroar de flores Maria.

(os outros respondem, caminhando em direção ao altar):

Ó Mãe do céu, Virgem pura,

A nossa prece atendei,

Baixai o olhar lá d’Altura

E a todos nós protegei.

Refrão: Flores, flores a Maria,

Cuja glorificação,

Nesta noite de alegria,

Enche o nosso coração.

Todos já aboletados nos seus devidos lugares, no altar, começa a Coroação, propriamente dita. O início pode ser com o canto da Coroa ou este pode ser deixado para o final - para o Grand Finale.

(Coroa):

Ó Virgem Santa, Mãe de Jesus,

Fonte de graça, de amor e luz.

Filhinhas tuas,vimos sorrindo,

Trazer-te todo o nosso afeto infindo.


Ó Virgem pura, maternal e boa,

Entrelaçada, vai nesta coroa,

Toda a minh’alma, pequenina rosa,

Que ao teu olhar se torna mais viçosa.

Refrão: Flores, flores...

(Palma):

Que te podemos ofertar, Mãe Pura,

Como expressão de filial ternura?

Recebe, pois, já que outros bens não temos,

A humilde Palma que te oferecemos.

Refrão: Flores, flores...

Ramalhete... Letra de Maria de Lourdes Tamm de Lima Pereira:

Tão pequeninos somos, ó Maria

Mas a pureza temos de uma flor

Vimos trazer-te com muita alegria

Os ramalhetes feitos só de amor.


Coroa do Menino Jesus... Letra de José Crux Rodrigues Vieira:

Jesus, Menino Deus, meu Salvador

Aqui Vos trago esta coroa

Que representa o meu grande amor

Todo o afeto de minh’alma em flor.


Ao final da Coroação, antes de todos descerem do altar, um outro anjo cantava (com letra de tia Dodô – Auxiliadora Franzen de Lima):

Ó minha mãe, Maria Imaculada,

Aos vossos pés, com fé e alegria,

Meu coração contente vem trazer-vos

O coração da Pátria Brasileira.

Velai, ó Mãe, velai pelo Brasil,

Pelo seu povo, pela nossa fé.

Não esqueçais que somos filhos vossos.

No coração guardai-nos com carinho.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Agora, um adendo especial. Como foi Lalá que me pediu, vou acrescentar uma oração que meu pai fez especialmente para o pai dela. Bem pequeno ainda, ele já tinha uma voz possante e pregava sermões, na casa da avó, imitando os padres, do alto do patamar da escada, à guisa de púlpito de igreja, para gáudio de todos. Parece que ele tinha ares vocacionais para o sacerdócio, já desde a infância, o que não se concretizou. Mas foi, quando adulto, por algum tempo, ministro leigo, digamos assim, ajudando na Paróquia em que morava. A prece do meu pai não foi de todo sem efeito :-).

A música para a qual foi feita a letra é a mesma daquela composta por Auxiliadora Franzen de Lima, mas a oração de meu pai não é uma continuação daquela. Trata-se de uma prece feita em caráter "privé", mas que acabou sendo divulgada ao resto da família e houve quem questionasse ter o tratamento em TU e não em VÓS, como a outra. São independentes uma da outra, sem obrigação nenhuma de manter o mesmo tratamento. 

Vale ressaltar, também, que "costumam perder o -e na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo os verbos dizer, fazer, trazer e os terminados em -uzir: dize (ou diz) tu, faze (ou faz) tu, traze (ou traz) tu, aduze (ou aduz) tu, traduze (ou traduz) tu" (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 389, 2002)... ver Ciberdúvidas da Língua Portuguesa em links relacionados, ao final.

- Não me lembro, não sei quem são... ou serão, mas entendedores entenderão :-).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

-letra de Yvon Rodrigues Vieira-


Salve Rainha do Céu e da terra,

Refulgente e bela Estrela do Mar,

Aceita este dom

E a prece que encerra,

Faz teu filhinho Ministro do Altar.

Ouve, ó Maria,

A minha oração,

Rogando a ti,

Com muita devoção.

Tua vontade feita é nosso Bem.

Louvada seja para sempre,

Amém.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Para terminar, quero falar sobre a foto que ilustra esta página. Trata-se de uma coroação realizada em 11 de fevereiro de 1958, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora para Santa Bernadette, em Lourdes, na França.

Este evento comemorativo ocorreu na Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte, MG. As meninas estão vestidas como Santa Bernadette. A mais alta, que pôs a coroa em Nossa Senhora, é nossa prima Bernadette. À esquerda, Leonídia, minha irmã, aquela com abertura máxima da rima bucal :-). E, na frente da imagem de Nossa Senhora, menor que ela, nossa prima Maria de Lourdes.

~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Basílica de Lourdes, Belo Horizonte - MG

Sanctuaire de Lourdes

Coroações na Paróquia de Santa Helena

Todas as páginas

quarta-feira, junho 08, 2022

La Pentecôte individuelle

 

Image URL
English

Português

« Viens, Esprit Saint, remplis le cœur de tes fidèles et allume en eux le feu de ton amour. Envois ton Esprit, et tout sera créé. Et Tu renouvelleras la face de la terre. »

Après la résurrection, Jésus est apparu plusieurs fois parmi les apôtres, leur enseignant beaucoup de choses, qui sont devenues de plus en plus claires, sous l'action du Saint-Esprit infusé en eux, même avant la Pentecôte (Jean 20: 21-22). Jésus leur a dit de prêcher ses enseignements et de faire des disciples de toutes les nations. Il a également dit qu'il serait toujours avec eux [nous] jusqu'à la fin du monde (Matthieu 28: 17-20).

Les apôtres étaient très heureux, quoique toujours effrayés, sous l'impact de la manière brutale dont Jésus a été torturé et crucifié, ils continuaient d'avoir leurs réunions toujours à huis clos. Après quarante jours, Jésus est monté au ciel (40e jour après Pâques); Il a promis la venue du Saint-Esprit, à la Pentecôte (50e jour après Pâques).

Selon les Écritures, les apôtres étaient remplis de joie après cela, en attendant que le Saint-Esprit vienne. J'imagine que l'Ascension a dû être un événement si triomphant et imposant pour les disciples qu'au lieu d'être attristés par le départ de Jésus, ils se réjouissaient, comme le rapporte la Bible, en attendant la venue du Saint-Esprit.

Ils étaient ensemble au même endroit, la Vierge Marie aussi. Lorsque l'Esprit est venu sur eux (Actes 2,1-11), ils ont été renforcés dans la foi, le courage, la compréhension de la Parole de Dieu, ont reçu le don de parler d'autres langues, sont allés prêcher les enseignements de Jésus à travers le monde et faire des merveilles en son nom, comme promis.

Ils n'avaient plus peur d'être capturés et martyrisés, ils faisaient face à tout et à tous. Ils se sont détachés des choses du monde, se sont tournés entièrement vers Dieu, suivant le Chemin, la Vérité et la Vie – Jésus.

Chacun peut avoir sa «Pentecôte» individuelle qui est le sacrement de la Confirmation - nous devons assumer notre foi, de notre plein gré, quand nous sommes confirmés, et vivre pour elle. Si quelqu'un a déjà reçu le sacrement à un plus jeune âge, sans avoir encore une connaissance mûre de sa validité et de son importance, il n'a pas besoin de le recevoir à nouveau, car l'infusion imprimée sur l'âme ne s'éteint pas; il s'agit d'en être conscient et chercher leurs effets dans le cœur – ils sont là (Les dons du Saint-Esprit).

La confirmation est généralement ministrée par l'évêque local. Le rituel consiste en l'imposition des mains, l'onction sur le front avec le chrême sacré et les mots "Soyez scellé par les dons du Saint-Esprit". Comme les autres sacrements, c'est un geste simple, utilisant un objet approprié (huile et imposition des mains), accompagné de paroles simples. Et le rituel est assuré de sa signification par la présence de notre Dieu nous infusant des dons du Saint-Esprit.

C'est la confirmation du Baptême parce qu'il renforce la Grâce que nous avons reçue. Ce rituel était pratiqué depuis l'Église primitive. « Alors Pierre et Jean leur imposèrent les mains, et ils reçurent le Saint-Esprit. » (Actes 8: 17)

~~~~~~~~

« Ô Dieu, qui as enseigné le cœur de tes fidèles par la lumière du Saint-Esprit, donne-nous, par ce même Esprit, d'avoir le goût de ce qui est droit et, grâce à son réconfort, d'être toujours dans la joie. Par Jésus, le Christ, notre Seigneur. Amen. »

~~~~

Liens connexes :

Que fête-t-on à la Pentecôte?

La Pentecôte

Marie et l'Esprit Saint

Qu'est-ce que la Confirmation?

Les sept dons le l'Esprit Saint

L'importance de l'Ascension du Christ

Image URL


terça-feira, junho 07, 2022

Cardiossíntese


💙💙💙💙💙💙

Ontem, 6 de junho, dia de Nossa Senhora Mãe da Igreja...

Uma foto antiga para o dia dos namorados. Muita emoção!

Un cœur au bout de ta moustache. - J'ai vu! Photosynthèse pas du tout, c'était la cardio-synthèse à ce moment enregistré par la photo. Un rayon de soleil spécial, tangentiel à ton visage, a illuminé juste un côté, l'extrémité bouclée de ta moustache, qui s'est transformée en un cœur blanc. Une parenthèse, une antithèse, en subtil contre-jour. Mon amour inoubliable, ton humour est unique, adorable.

Coração é amor.

🙏

Ó meu Deus misericordioso

Que ouvis os meus clamores

Ó Deus todo-poderoso

Ouvi os meus louvores

Coração de Jesus

Ó meu Jesus, luz da luz

Ó Espírito Santo, Santo, Santo

Vento que seca o meu pranto


Ó Mãe da Igreja, ó Mãe benfazeja,

Rainha da Paz e minha,

Com São José, meu coração vosso é.


Ó meu Anjo da Guarda, que não tarda,

Infalível, não me deixa sozinha.


Ó Santa Rita de mais um impossível!

~~~~~~~~~~ 



segunda-feira, junho 06, 2022

Virada - Pentecostes

 

Image URL

Que coisa impressionante, o relato de Pentecostes, com o "vento" e as línguas de fogo, depois a transformação sofrida pelos apóstolos. De um bando de medrosos covardes, passaram a audaciosos pregadores da Palavra de Deus - sendo compreendidos por gente de línguas diversas - e a fazer prodígios, em nome de Jesus.

Há quem duvide do fogo e do vento, que diga que foi um modo de dizer, para tentar explicar o momento da transformação ocorrida neles - há padres mesmo que falam isso, outros que acreditam que foi um fenômeno realmente experimentado pelos apóstolos. Escutei essas duas interpretações, neste fim de semana. Eu acredito que tenha sido real mesmo, que seja um relato histórico. Os apóstolos foram pessoas escolhidas por Jesus, não foram eles que O escolheram. E Jesus prometeu maravilhas e prodígios a eles. Jesus, Deus em pessoa, que estava lá com eles, e lhes prometeu o Espírito Santo. Voilà.

Não sou padre, não sou catequista, não tenho formação canônica, teológica. Acredito com minha fé, simplesmente, que foi um milagre, pelo poder de Deus, pois eram esses apóstolos que iriam levar o evangelho até os confins da terra. Não podemos querer nos comparar com eles, os escolhidos para dar início à Igreja caminhante. Em vista dos prodígios que praticaram - que virada da humanidade provocaram! - terem visto línguas de fogo e ouvido o barulho de um vendaval foi um sinal de Deus.

Aprendi, também, que podemos pedir ao Espírito Santo que nos transforme, mas que "o vento sopra onde quer" (João 3: 8) e nós não conhecemos o "tempo" dEle que, certamente, não é o nosso; sequer sabemos o que é melhor para nós. Estou pedindo sem cessar, com muita esperança!

~~~~~~~

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

~~~~~~~~

Links relacionados:

O sentido do Pentecostes

Pentecostes

Maria e o Espírito Santo

O que é a Crisma

Os dons do Espírito Santo

A importância da Ascensão de Cristo

Image URL

Religião


sexta-feira, junho 03, 2022

Individual Pentecost

 

Image URL
Português

Français

Come Holy Spirit, fill the hearts of your faithful and kindle in them the fire of your love. Send forth your Spirit and they shall be created. And You shall renew the face of the earth.

After the resurrection, Jesus appeared among the apostles several times, teaching them many things, which became more and more clear, under the action of the Holy Spirit infused in them, even before Pentecost (John 20: 21-22). Jesus directed them to preach his teachings and to make disciples of all the nations. He also said that He would be with them always, to the end of the age (Matthew 28: 17-20).

The apostles were very happy, though still fearful, under the impact of the brutal way how Jesus was tortured and crucified, keeping their meetings always behind closed doors. After forty days, Jesus ascended to Heaven (40th day after Easter); He promised the coming of the Holy Spirit, at Pentecost (50th day after Easter).

According to the Scriptures, the apostles were filled with joy after that, waiting for the Holy Spirit to come. I imagine that the Ascension must have been such a triumphantly impactful event for the disciples that, instead of being saddened by Jesus' departure, they were joyful, awaiting the Holy Spirit.

They were together in one place, also with Our Lady. When the Spirit came upon them (At 2,1-11), they were reinforced in faith, courage, understanding of the Word of God, received the gift of speaking other languages, went out preaching Jesus' teachings around the world and doing wonders in His name, as promised.

They were no longer afraid of being captured and martyred, they faced everything and everyone. They detached themselves from the things of the world, turned entirely to God, following the Way, the Truth and the Life – Jesus.

Each one can have his/her individual “Pentecost” which is the sacrament of Confirmation - we have to assume our faith, of our own free will, when we are confirmed, and live for it. If someone has already received the sacrament at a younger age, without having yet a mature knowledge of its validity and importance, he/she does not need to receive it again, because the infusion imprinted on the soul does not go out; just be aware and seek their effects on the heart - they are there (Gifts of the Holy Spirit).

Confirmation is usually conferred by the local bishop. The ritual consists of the laying on of hands, the anointing on the forehead with sacred chrism, and the words, “Be sealed with the gifts of the Holy Spirit.” Like the other sacraments, it’s a simple action, using an appropriate object (oil and the laying on of hands), accompanied by simple words. And the ritual is guaranteed its significant meaning by the presence of our God infusing us with the gifts of the Holy Spirit.

It is the confirmation of Baptism because it strengthens the Grace we have received. This ritual was practised since the early Church. "Then Peter and John placed their hands on them, and they received the Holy Spirit." (Acts, 8, 17)

Sacred chrism is olive oil (the same oil that is used for cooking) with a sweet perfume added (usually balsam) to give it an aromatic quality.

~~~~~~~~

O God, who by the light of the Holy Spirit, did instruct the hearts of the faithful, grant us in the same Spirit to be truly wise and ever to rejoice in His consolation. Through Christ our Lord. Amen.

~~~~

Related links:

About Pentecost

Pentecost - Christianity

Mary and the Holy Spirit

Sacrament of Confirmation

Gifts of the Holy Spirit

The importance of the Ascension of Christ

Image URL


quarta-feira, junho 01, 2022

Piu-piu-piu

 


Por um fio

Por um triz

Por um pio

Piu-piu-piu

Tu te ris

Eu me rio

Meu nariz

Nosso azul, lá em cima, no céu

Eu, aqui, sem rima nem véu

~~~~~~

Links relacionados:

L'amour est bleu

Família