domingo, maio 29, 2022

A importância da Ascensão de Cristo

 

V de Vitória e de Vida
Français

English

Comemoramos a Ascensão de Jesus no domingo. Mas a maioria das homilias já fala da festa de Pentecostes que se aproxima. Talvez, porque o dia da Ascensão, na liturgia da Igreja, seja quinta-feira - já passou... Ou, talvez, porque os padres evitem falar da cena "cinematográfica", digamos assim, que os apóstolos presenciaram.

Digo por mim mesma: ora, para quem acredita na Ressurreição ou no fato de Jesus atravessar paredes e portas fechadas, com seu "corpo glorioso", o episódio da Ascensão está longe de ser algo impossível. É mais uma evidência de que o Ressuscitado não está sujeito às nossas leis físicas e químicas. É mais uma prova, para a nossa fé, de que há uma outra configuração de Vida.

Encontrei uma linda e esclarecedora homilia, do Padre Paulo Ricardo, que fala da importância da Ascensão (link do áudio ao final do texto). Um texto traduzido pela equipe do padre também dá explicações que despertam a nossa capacidade de pensar com lógica, dentro dessa circunstância que está além de nossas limitações (ver links relacionados). Boas respostas também encontrei em "Got Questions", links estão ao final do texto, em inglês e em francês.

Sem querer dispensar as referências que citei, vou tentar resumir o que apreendi de minha "leitura".

De fato, foi bastante didático, da parte de Jesus, mostrar o término de uma etapa e início de outra. Após a Ressurreição, Ele ainda conviveu com os apóstolos, durante 40 dias, para dar-lhes coragem, para fortalecer a fé e incrementar o entendimento deles, a fim de lhes dar credenciais muito especiais para a Missão transmitida. Chegara a hora, então, de partir para um outro "lugar" - seja lá o que for o que chamamos "Céu" ou "a Casa do Pai" - e enviar o Espírito Santo prometido, em outro evento importante, Pentecostes.

A Ascensão foi um evento marcante, tanto como um marco temporal para os discípulos, como um marco de fronteira entre a nossa natureza e o que é sobrenatural para nós. Jesus subiu, livre da força gravitacional, livre de todo sofrimento, para dizer o mínimo, e "desapareceu", com a promessa, porém, de estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28: 20).

Não foi preciso presenciar o momento da Ressurreição, pois Jesus esteve com os discípulos pessoalmente, depois. Mas foi preciso presenciar o momento da Ascensão, pois para onde Ele foi, não poderia mais ser visto, em seu estado glorioso, tal como os discípulos O viram após a Ressurreição (diferente de "aparições"). 

Foi um evento tão triunfalmente impactante para os discípulos que, em vez de ficarem tristes com a despedida de Jesus, ficaram em júbilo, conforme os relatos da Bíblia, esperando a vinda do Espírito Santo.

Eu sempre achei estranho o relato de Jesus indo embora e os discípulos ficando alegres. Tinha que ser uma despedida triunfal mesmo. Os discípulos estavam ainda com medo, precisavam presenciar algo pomposo e fora do normal. A Ressurreição também foi fora do normal, mas eles não estavam lá quando aconteceu. E Jesus já tinha ressuscitado outras pessoas, o ato já estava quase banalizado para eles, digamos assim. A Ascensão foi didática divina!

Além de ter sido didático, Jesus tinha infundido o Espírito Santo no coração deles, numa prévia de Pentecostes, deixando um "gostinho de quero mais". 

~~~~~~~~

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.”

~~~~~~~~

Links relacionados:

Homilia sobre a Ascensão de Jesus: áudio do Padre Paulo Ricardo

Descartar o relato da Ascensão?

The Ascension of Jesus Christ is meaningful for several reasons

Quelles sont les sens et l'importance de l'Ascension de Jésus-Christ ?

Religião












Nenhum comentário:

Postar um comentário