Image URL |
“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.”
~~~~~~~~~~
Após a ressurreição, Jesus apareceu entre os apóstolos várias vezes, ensinando-lhes muitas coisas, que foram ficando cada vez mais claras, sob a ação do Espírito Santo infundido neles, mesmo antes de Pentecostes (João 20:21-22). Jesus os orientou a pregar seus ensinamentos e a fazer discípulos de todas as nações. Disse, ainda, que estaria com eles até a consumação dos séculos (Mateus 28:17-20).
Os apóstolos ficaram muito alegres, embora ainda temerosos, sob o impacto da brutalidade com que Jesus foi torturado e crucificado, encontrando-se sempre a portas fechadas. Depois de quarenta dias, Jesus ascendeu aos Céus (40° dia após a Páscoa), deixando a promessa da vinda do Espírito Santo, em Pentecostes (50° dia após a Páscoa).
Segundo os relatos das Escrituras, os apóstolos ficaram em júbilo, esperando a vinda do Espírito Santo. Imagino que a Ascensão deve ter sido um evento tão triunfalmente impactante para os discípulos que, em vez de ficarem tristes com a despedida de Jesus, ficaram alegres, esperando o Espírito Santo.
Reuniam-se no cenáculo, juntamente com Nossa Senhora. Quando veio o Espírito sobre eles (At 2,1-11), foram revigorados na fé, na coragem, na compreensão da Palavra de Deus, receberam o dom de falar outras línguas, saíram pregando os ensinamentos de Jesus pelo mundo afora e fazendo prodígios em nome dEle, como fora prometido.
Não tinham mais medo de serem capturados e martirizados, enfrentaram tudo e todos. Eles se desapegaram das coisas do mundo, voltaram-se inteiramente para Deus, seguindo o Caminho, a Verdade e a Vida – Jesus.
Cada um de nós pode ter o seu “Pentecostes” individual que é o sacramento da Crisma, da Confirmação. Se alguém já recebeu o sacramento quando era mais jovem, sem ter ainda conhecimento amadurecido da sua validade e importância, não precisa receber de novo, pois a infusão impressa na alma não se apaga; basta tomar consciência e buscar seus efeitos no coração – eles estão lá (Os dons do Espírito Santo).
A palavra Crisma vem do grego e significa Óleo da Unção. O termo, no feminino (a Crisma), refere-se ao Sacramento em si, e no masculino (o crisma), refere-se ao óleo. É o Bispo que ministra o Sacramento da Crisma. Hoje em dia, não é mais necessário que o padrinho ou madrinha seja do mesmo sexo que o(a) afilhado(a).
A Crisma é a confirmação do Batismo porque fortalece a Graça que recebemos. Já existia desde a Igreja primitiva. "Pedro e João iam, então, impondo as mãos sobre eles, e recebiam o Espírito Santo."(Atos dos Apóstolos 8, 17).
~~~~~~~~
“Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.”
~~~~
Links relacionados:
A importância da Ascensão de Cristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário