terça-feira, junho 21, 2022

Coroações de Nossa Senhora

 

Que boa incumbência deu-me a minha sobrinha e afilhada, Lalá: a de enviar para ela as letras das canções que cantávamos em Coroações de Nossa Senhora. As letras são quase todas de autoria de meu avô, pai de minha mãe, Mário Franzen de Lima.

Ele as compôs para suas filhas. Mais tarde, foram adaptadas à presença de meninos, com os participantes, nas letras, passando ao masculino plural.

Não sei de quem são as melodias, se alguém souber, por favor, ajudem-me a completar este texto.

Boas recordações de tempos da minha infância e, também, da infância de minhas sobrinhas. Posso gabar-me de ter tido a ideia de fazer coroações com minhas sobrinhas, na casa de minha mãe. Ela e minha irmã foram logo aderindo e, entusiasmadas, esmeraram nos arranjos para os festejos em homenagem a Nossa Senhora, de um jeito que superou muito os meus planos e expectativas. Eu não poderia jamais ter organizado as festas tão lindamente como foram.

Lembro-me de que a casa ficava cheia, com muitos tios, primos, amigos, vizinhos, todos fazendo sua parte na homenagem à nossa mãezinha do Céu.

Leonídia, minha irmã, treinou a meninada nas cantorias, tocando ora o seu violão, ora seu teclado, com participação especial também do primo José Carlos, no teclado.

Mas vamos às letras das músicas... (se conseguir cantarolar sem desafinar muito e gravar as músicas, acrescentarei mais tarde).

Um anjo entra na frente e, aos pés do altar de Nossa Senhora, chama os outros:


-letras de Mário Franzen de Lima-


Ó vinde meninos sorrindo

Cheios de amor e alegria

Ante este trono tão lindo

Coroar de flores Maria.

(os outros respondem, caminhando em direção ao altar):

Ó Mãe do céu, Virgem pura,

A nossa prece atendei,

Baixai o olhar lá d’Altura

E a todos nós protegei.

Refrão: Flores, flores a Maria,

Cuja glorificação,

Nesta noite de alegria,

Enche o nosso coração.

Todos já aboletados nos seus devidos lugares, no altar, começa a Coroação, propriamente dita. O início pode ser com o canto da Coroa ou este pode ser deixado para o final - para o Grand Finale.

(Coroa):

Ó Virgem Santa, Mãe de Jesus,

Fonte de graça, de amor e luz.

Filhinhas tuas,vimos sorrindo,

Trazer-te todo o nosso afeto infindo.


Ó Virgem pura, maternal e boa,

Entrelaçada, vai nesta coroa,

Toda a minh’alma, pequenina rosa,

Que ao teu olhar se torna mais viçosa.

Refrão: Flores, flores...

(Palma):

Que te podemos ofertar, Mãe Pura,

Como expressão de filial ternura?

Recebe, pois, já que outros bens não temos,

A humilde Palma que te oferecemos.

Refrão: Flores, flores...

Ramalhete... Letra de Maria de Lourdes Tamm de Lima Pereira:

Tão pequeninos somos, ó Maria

Mas a pureza temos de uma flor

Vimos trazer-te com muita alegria

Os ramalhetes feitos só de amor.


Coroa do Menino Jesus... Letra de José Crux Rodrigues Vieira:

Jesus, Menino Deus, meu Salvador

Aqui Vos trago esta coroa

Que representa o meu grande amor

Todo o afeto de minh’alma em flor.


Ao final da Coroação, antes de todos descerem do altar, um outro anjo cantava (com letra de tia Dodô – Auxiliadora Franzen de Lima):

Ó minha mãe, Maria Imaculada,

Aos vossos pés, com fé e alegria,

Meu coração contente vem trazer-vos

O coração da Pátria Brasileira.

Velai, ó Mãe, velai pelo Brasil,

Pelo seu povo, pela sua fé.

Não esqueçais que somos filhos vossos.

No coração guardai-nos com carinho.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Agora, um adendo especial. Como foi Lalá que me pediu, vou acrescentar uma oração que meu pai fez especialmente para o pai dela. Bem pequeno ainda, ele já tinha uma voz possante e pregava sermões, na casa da avó, imitando os padres, do alto do patamar da escada, à guisa de púlpito de igreja, para gáudio de todos. Parece que ele tinha ares vocacionais para o sacerdócio, já desde a infância, o que não se concretizou. Mas foi, quando adulto, por algum tempo, ministro leigo, digamos assim, ajudando na Paróquia em que morava. A prece do meu pai não foi de todo sem efeito :-).

A música para a qual foi feita a letra é a mesma daquela composta por Auxiliadora Franzen de Lima, mas a oração de meu pai não é uma continuação daquela. Trata-se de uma prece feita em caráter "privé", mas que acabou sendo divulgada ao resto da família e houve quem questionasse ter o tratamento em TU e não em VÓS, como a outra. São independentes uma da outra, sem obrigação nenhuma de manter o mesmo tratamento. 

Vale ressaltar, também, que "costumam perder o -e na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo os verbos dizer, fazer, trazer e os terminados em -uzir: dize (ou diz) tu, faze (ou faz) tu, traze (ou traz) tu, aduze (ou aduz) tu, traduze (ou traduz) tu" (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 389, 2002)... ver Ciberdúvidas da Língua Portuguesa em links relacionados, ao final.

- Não me lembro, não sei quem são... ou serão, mas entendedores entenderão :-).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

-letra de Yvon Rodrigues Vieira-


Salve Rainha do Céu e da terra,

Refulgente e bela Estrela do Mar,

Aceita este dom

E a prece que encerra,

Faz teu filhinho Ministro do Altar.

Ouve, ó Maria,

A minha oração,

Rogando a ti,

Com muita devoção.

Tua vontade feita é nosso Bem.

Louvada seja para sempre,

Amém.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Para terminar, quero falar sobre a foto que ilustra esta página. Trata-se de uma coroação realizada em 11 de fevereiro de 1958, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora para Santa Bernadette, em Lourdes, na França.

Este evento comemorativo ocorreu na Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte, MG. As meninas estão vestidas como Santa Bernadette. A mais alta, que pôs a coroa em Nossa Senhora, é nossa prima Bernadette. À esquerda, Leonídia, minha irmã, aquela com abertura máxima da rima bucal :-). E, na frente da imagem de Nossa Senhora, menor que ela, nossa prima Maria de Lourdes.

~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Basílica de Lourdes, Belo Horizonte - MG

Sanctuaire de Lourdes

Coroações na Paróquia de Santa Helena

Todas as páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário