terça-feira, dezembro 17, 2024

Gloria in excelsis Deo !

 

Français

English

Jesus veio para nos salvar, sim, é amor imensurável, vamos celebrar, vamos comemorar. Mas o tempo de Natal dá uma dor, lá no fundo, não dá? Além da óbvia tristeza pela ausência das pessoas que já não estão mais entre nós, acho que é porque nós sabemos que Jesus veio para sofrer, para morrer por nós. Aquele bebezinho no presépio... Aquele jovem de 33 anos. Apesar de sabermos que Ele era também Deus e que ressuscitou, o sofrimento por que passou foi atroz.

A tristeza está no pano de fundo.

Quando meu amado Léo estava no hospital, em estado gravíssimo, num dado momento, fiz um tipo espinhoso de associação do sofrimento dele com o de Jesus, com muito sentimento. Já expliquei isso num texto; penso que tive uma espécie de insight, que interpretei como graça recebida por intercessão de Nossa Senhora, para oferecer nosso sofrimento a Deus — senti o Amor de Cristo por nós, que nos capacita a amá-lO de volta (Amor ricochete).

Estou tentando ter mais empatia com os outros, estender essa experiência para o sofrimento de todos e de cada um, porque todos nós sofremos, há muito sofrimento por esse mundo afora. Estou pedindo a Deus que me dê a graça de me tornar apta a acomodar esse Amor no meu coração, para não ficar somente num viés mais racional que sentimental. Somos seres sensoriais, nossa manifestação tem que passar por sentimentos. E que sejam sentimentos apaziguados, na Paz de Cristo. É muito difícil, tudo isso, mas "para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)

Agora é tempo de preparar um coração alegre para receber o Menino Jesus, para celebrar o mistério da Encarnação do Verbo divino, esse mistério do Amor. Que bênção é imaginar que estou pertinho dEle, que poderia carregá-lo no meu colo, consolá-lo... sob o olhar materno de Nossa Senhora e a bondade de São José.

Vamos nos juntar aos anjos e entoar cânticos de louvor! Gloria in excelsis Deo !

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens, por ele amados”. (Lucas 2: 14)

~~~~~~~~~

Links relacionados:

Amor ricochete

Religião


Nenhum comentário:

Postar um comentário