terça-feira, março 01, 2022

O jovem rico

 

Vale a pena escutar a homilia (e ler o texto resumido) do Padre Paulo Ricardo, em 'links relacionados', ao final deste texto. Ele nos lembra que São Marcos enfatiza que Jesus ama o jovem rico. É muito importante lembrarmo-nos disso. Eu acrescento, en passant, que Jesus não deseja que os pobres se condenem ao receberem as riquezas que Ele aconselha ao rico a lhes dar. O "x" da questão é o apego. Claro, uma pessoa muito rica faria um bem enorme em distribuir sua riqueza aos que estão em necessidade. É preciso se desapegar da matéria. Desse mundo nada se leva.

Vi isso, dolorosamente, com clareza cristalina, quando meu marido morreu. Olhando para todas as coisas de que ele tanto gostava... seu computador, suas possantes botas com palmilhas a pilha, que aqueciam seus pés, nas intempéries, sua "remise" com todas aquelas ferramentas e aparelhos tão úteis, nossa casa, eu... de um momento para outro nos vimos todos "viúvos", ele se foi, nós ficamos.

Verdade seja dita, ele não era uma pessoa apegada à matéria, era muito generoso. Eu que fiquei apegada àquilo tudo que representava a sua presença, mas ao mesmo tempo a ausência dele. E tive que me desapegar das coisas, da casa... ainda estou nesse processo terrível que é o luto, ainda tentando me desapegar do meu marido.

Esta homilia valeu para mim, embora não seja rica de posses, de dinheiro. A minha riqueza era o meu amor por ele e o dele por mim. Se creio na vida eterna, tenho que me desapegar da presença material dele, preciso perceber que continuamos nos amando e sendo amados por Deus, o Amor maior. É um trabalho mental muito difícil, pois temos esses sentimentos feitos de "pó", o pó de nossa mente, que rasteja e escorre em forma dessas partículas ínfimas de que somos feitos. "Tu és pó e ao pó retornarás." (Gênesis 3: 19). Não é fácil sublimar essa concretude.

Por coincidência ou providência, li hoje um texto da mulher de nosso Primeiro-ministro, Sophie Grégoire Trudeau, que me deu um empurrão. Ela escreve muito bem! Segue o texto e o link de onde ele vem está ao final.

"On doit laisser aller les choses et les émotions qui nous empêchent d’aller de l’avant. Lorsqu’on résiste au cours naturel de la vie, l’anxiété nous guette. Alors voilà : concentrons-nous sur ce qu’on peut contrôler et laissons tout le négatif derrière nous. Ça ne sert à rien d’y penser sans arrêt, parce que ça ne fait qu’alimenter notre tristesse ou notre colère. Mes amis, à l’aube de cette nouvelle année, je vous invite à dire au revoir à ce qui vous empêche d’avancer. Lâchez prise, puis misez votre attention sur ce qui vous permet d’évoluer en symbiose avec vous-même. Un petit pas à la fois. Vous n’êtes pas seuls sur ce chemin. On mérite tous d’être guidés par la lumière…

We must let go of the things and emotions that do not serve us in order to move forward. Because when we resist the natural flow of life, we become anxious. So let’s focus on the elements we can control and leave the negative behind. Ruminating on it serves nothing and only makes us more sad or angry. My friends, coming into this new year, I invite you to come inside yourself and see what is holding you back that you can leave behind. Loosen up your grip on it and bring your attention to what truly matters. Baby steps. You’re not alone on the path. Let’s get ready to shine under our own light!"

(tradução pelo tradutor eletrônico“Temos que deixar de lado as coisas e emoções que nos prendem. Quando resistimos ao curso natural da vida, a ansiedade toma conta. Então é isso: vamos nos concentrar no que podemos controlar e deixar todo o negativo para trás. Não vale a pena pensar nisso o tempo todo porque só alimenta nossa tristeza ou raiva. Meus amigos, neste início de ano, convido vocês a se despedirem do que os está prendendo. Deixe ir, depois foque a sua atenção naquilo que lhe permite evoluir em simbiose consigo mesmo. Um pequeno passo de cada vez. Você não está sozinho neste caminho. Todos merecemos ser guiados pela luz...")

~~~~~~

Links relacionados:

Marcos, 10: 17-27

Homilia do Padre Paulo Ricardo sobre o Evangelho do jovem rico

Texto de Sophie Grégoire Trudeau (em francês e em inglês)

Religião


Nenhum comentário:

Postar um comentário