segunda-feira, março 07, 2022

Lua de Montreal

 

(esta foi em Acton Vale,
um pouco do efeito, mas
pequena em comparação)
Français

English

"O eterno espanto
Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com o súbito espanto da primeira vez?"
- Mario Quintana

Vi uma vez, em Montreal, a lua colossal, pousada no horizonte da cidade, estupenda. Tínhamos ido buscar amigos no aeroporto Pierre Elliott Trudeau e nos deparamos com essa visão incrível, na saída. Parecia mesmo irreal, não acreditávamos no que víamos, meus amigos e eu. Lembrava aquelas fotos das quais duvidamos da veracidade, suspeitando de alguma montagem. Mas não era fotografia, estava ali mesmo, imensa, na nossa frente, ficamos embasbacados. Pena que não fotografamos. Meu marido não se espantou, já tinha visto esse espetáculo em paisagens árticas ou velejando em mares tropicais.

Não sei como pude passar toda a vida sem ter visto essa maravilha. Talvez, por ter vivido sempre escondida nas montanhas de Minas, onde o sol e a lua são preguiçosos, levantam-se mais tarde e se deitam mais cedo. Quando o sol surge, de manhã, atrás dos morros, já está alto no céu, o galo já cansou de cantar, o café já está tomado, o cheirinho dos temperos do almoço que se prepara já está no ar. O frescor da manhã já cede lugar ao calor. Mesma coisa deve ocorrer com a lua; quando ela ultrapassa o topo das montanhas, já está no alto, tomada pela modéstia diante da vastidão do céu.

Até hoje, não se conseguiu provar por A mais B por que este fenômeno acontece... Ilusão de óptica por comparação com objetos no horizonte? Efeito da visão binocular? Efeitos da atmosfera? (ver links relacionados ao final)

Segue a lua com seus encantos e mistérios, sua face oculta, a maneira diferente como a vemos se estamos no hemisfério sul ou no norte da Terra, sua origem, sua composição... relativamente tão perto e ainda tão desconhecida.

E como nos fascina! Creio que não haja um terráqueo que não se encante com a lua. Poemas, canções, fotos, são paixões sem fim pelo nosso único satélite natural, com suas fases e sua beleza sempre nova.

~~~~~~~~

Links relacionados:

Ilusão lunar

Lua crescente no hemisfério norte em 21 de abril de 2007

Lua crescente no hemisfério sul em 21 de abril de 2007

A formação da lua

O lado oculto da lua

Diversos assuntos


Nenhum comentário:

Postar um comentário