Notre-Dame de Montreal |
Soube disso há pouco tempo, que São Francisco de Assis, apesar de viver e preconizar a vida na pobreza e na simplicidade, determinou à sua comunidade que o Santíssimo Sacramento deveria ser colocado em local precioso, ricamente ornamentado. Deixou esta determinação em seu testamento. Com Jesus realmente presente sob a aparência de pão e vinho, São Francisco acreditava que tudo o que continha a Eucaristia deveria ser digno de um Rei.
Eu já critiquei as ricas ornamentações das igrejas, mas entendo, hoje, que ele tinha razão. Não só cálice e tabernáculo, mas que o templo todo seja reflexo de nossa adoração e dedicação a Deus, onde a Paz de Cristo esteja conosco, iluminados pelo Espírito Santo.
Tenho dúvidas quanto ao uso das igrejas para espetáculos, quando ainda são a Casa do Senhor, costume cada vez mais frequente, nos últimos tempos. Sobretudo conforme o teor do espetáculo, não seria o equivalente às atividades dos "vendilhões do Templo" que Jesus expulsou? Claro que, se o evento consiste em apresentações dignas, e se a igreja está precisando de ajuda financeira para sobreviver, penso ser razoável, mas sempre após consultar a Diocese local.
Acrescentei, logo abaixo, links úteis para apoiar o meu texto e para refletirmos sobre o assunto.
~~~~~~~
"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."
~~~~~~~
Links relacionados:
Por que São Francisco pediu aos padres para utilizar cálices de alta qualidade na missa?
Escritos de São Francisco de Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário