sábado, junho 13, 2020

A caixa de Santo Antônio



            Santo Antônio sempre aprontando... generoso em milagres! Preciso registrar isso, pois a memória é ingrata. Em 20 de outubro de 2019, meu marido e eu empilhamos mais uma batelada de lenha, na “remise à bois”, para o inverno, já com o corpo doído da véspera. Estávamos um pouco desanimados, no início. Afinal, já não somos tão jovens.
Para me motivar, eu disse que Santo Antônio iria nos ajudar. Lá dentro do meu coração, eu pedi mesmo. No fundo, eu também estava torcendo para Santo Antônio dar uma força extra para impressionar o meu marido, que não acredita em nada que se refere a religião. Deu na veneta de me lembrar de Santo Antônio.
Apesar de o santo ser muito conhecido aqui no Québec, não sabem que era português. O nome mais conhecido é Santo Antônio de Pádua; daí muita gente pensa que ele era italiano. No andamento da conversa, com uma certa vaidade, não posso negar, contei que o santo era português. Meu marido não sabia. Vaidade porque nós, brasileiros, guardamos ainda um sentimento de identidade e pertencimento com relação a Portugal; os portugueses gostem ou não, ficou essa herança.
Quando fui colocar pequenos pedaços de casca que se soltaram, para servir de "bois d'allumage", numa caixa de papelão que meu marido tinha separado para este fim, vi que a caixa vinha de Portugal. Para completar, estava escrito Catedral, em letras garrafais. Não tínhamos reparado. Era uma caixa que vendedores da loja de vinhos tinham usado, de improviso, para embalar as garrafas que tínhamos comprado.
Santo Antônio me atendeu, deu a força que pedi... e a caixa. Este evento, certamente, vai valer algum dia. Provavelmente, o santo estava em combinação com os nossos anjos da guarda, o do meu marido e o meu, sob o patrocínio de Nossa Senhora por seu Filho, Jesus – as conexões do "andar de cima" são tão poderosas que o sinal funciona até nos mais recônditos e humildes recantos do universo, como chez nous.
~~~~~~~~
Prière à Saint Antoine
(21 de outubro de 2019)

Saint Antoine de Lisbonne, de Padoue,
Nous vous prions de partout !
Nous cherchons le bois d’allumage
pour raviver notre foi.
Donnez-nous le courage,
aidez-nous à retrouver
notre cœur enflammé.
Saint Antoine de Lisbonne, de Padoue,
si la foi nous abandonne,
Priez pour nous !
~~~~
Foto “Cœur enflammé” em 23 de outubro de 2019:











~~~~~~

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Efeitos do "andar de cima"... 🙏
      Já ouvi dizer que isso é bom sinal de que você está conectado 🙏

      Excluir