sexta-feira, novembro 15, 2019

Magnificat

En français
In English

Lucas 1, 46-55:

A minh’alma engrandece o Senhor,
exulta meu espírito em Deus, meu Salvador!
Porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada!

Deus fez em mim maravilhas,
Santo é seu nome!
Seu amor para sempre se estende,
sobre aqueles que O temem!

Manifesta o poder de seu braço,
dispersa os soberbos no pensamento de seus corações;
depõe os poderosos de seus tronos
e eleva os humildes;
sacia de bens os famintos,
despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre!


Magnificat é a primeira palavra da tradução em latim do Cântico de Maria, recitado ou entoado pela Virgem, em resposta à saudação de Isabel, sua prima, quando Maria foi visitá-la. O cântico ecoa passagens do Antigo Testamento, principalmente o Canto de Ana (1 Samuel 2, 1-10); a Virgem Maria vê a realização das maravilhas de Deus nEla própria, na sua humildade, para estender o amor misericordioso de Deus a todos que O temem.
Através dEla, Deus acolhe Israel, fiel a seu amor, como havia prometido ao povo hebreu, trazendo o Messias. Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre, ou seja, de todos os que creem, pois Abraão é o pai da fé (Romanos 4, 9-16).
O Magnificat é uma verdadeira “suma teológica”.
Além disso, Nossa Senhora faz uma profecia que vem sendo cumprida:
doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada!”
Não é de surpreender que a Virgem Maria venha-se manifestando à humanidade, com uma certa frequência, para que todos tenhamos fé e temor de Deus, pois estamos cada vez mais isolados em nós mesmos, negando ou ignorando a possibilidade do Amor Divino em nossos corações.
Penso que esta descrença que nos assola está associada à falta de temor a Deus – que é diferente de medo – é uma constatação eficaz (que gera efeito, como um profundo sentimento de respeito e reverência), consequente da magnitude colossal que nos coloca em nossa situação de admirável e ínfima “pequenitude”.
A via de acesso espiritual pelo Imaculado Coração de Maria parece ser mais doce, enquanto mais próxima de nossa humanidade. Por isso, tenho a impressão de que o Coração Materno de Nossa Senhora também está encarregado da comunicação conosco, em nome de Jesus, na era pós-Ressurreição dEle. De forma semelhante a nós, que somos chamados a ajudar nossos semelhantes a se converterem, Ela também, com muito mais razão, por ter sido através dEla que nos veio a obra salvífica do nosso Redentor, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Vamos meditar sobre isso...
~~~~
Links relacionados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário