domingo, novembro 10, 2019

Além do gozo

English
São Lucas, 20: 27-38:
Alguns saduceus – que negam a ressurreição – aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe:
“Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se alguém morrer e deixar mulher, mas não deixar filhos, case-se com ela o irmão dele, e dê descendência a seu irmão.
Ora, havia sete irmãos, o primeiro dos quais tomou uma mulher, mas morreu sem filhos.
Casou-se com ela o segundo, mas também ele morreu sem filhos.
Casou-se depois com ela o terceiro. E assim sucessivamente todos os sete, que morreram sem deixar filhos.
Por fim, morreu também a mulher.
Na ressurreição, de qual deles será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher”.
Jesus respondeu: “Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido.
Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados.
Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó.
Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele”.

O Evangelho deste domingo é muito interessante. A meu ver, confirma a ideia de que a reprodução, nesta nossa dimensão, esteja intimamente relacionada à morte. Não estou me referindo à morte dos sete irmãos e, depois, da viúva. Meu foco é na não necessidade de casamento entre os que ressuscitarem, como diz Jesus; ou seja, não há necessidade de reprodução na vida eterna, pois não há perda de vida. A morte estaria envolvida no processo de desencadeamento da reprodução, que funciona para manter a vida aqui neste estágio terrestre; uma analogia grosseira seria com o que acontece com a célula que sofre o processo de malignização (ver link 1 ao final).
Enfim, ressuscitados, não dependeremos de reprodução; seremos, cada um de nós – se formos julgados dignos – eternizados, ou seja, escaparemos desse círculo vicioso e entraremos no virtuoso – Amor eterno... Bonheur total !
~~~~
Links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário