quinta-feira, abril 11, 2019

É só uma ptose

Dr. Paulo Péret

Version en français
 
90 anos, ça se fête ! Parabéns ao primo querido, o oftalmologista oficial da família, sempre atencioso, solícito, nos fazendo enxergar melhor a vida.
Apesar de ter alguns problemas nos olhos, posso dizer que sou de sorte por isto mesmo, pois tive o privilégio de me consultar com ele muitas vezes. Lembro-me, como se fosse hoje, da primeira consulta, quando eu era ainda bem pequena. Penso que ele ainda morava em Colatina, no Espírito Santo, e meu pai combinou com ele, quando fosse a Belo Horizonte, de me examinar, na casa de nossa avó Chiquinha. Essa consulta me marcou, pois, além de meus olhos terem motivado preocupação em meus pais – e consequentemente em mim – ia ser examinada pelo ilustre primo, tão querido e respeitado por todos.
Parece que estou vendo seus gestos, naquele dia, guiando meus olhos para olhar para cima, para baixo, para os lados; abre olho, fecha olho, tampa um, tampa outro... e no final: “- É só uma ptose”, ele concluiu, dirigindo-se ao meu pai. Eu não sabia o que significava aquela palavra, mas a maneira tranquilizadora com que ele deu o diagnóstico foi um bálsamo para mim. A pálpebra superior do meu olho esquerdo é caída, abre menos que o normal.
À exceção das chatices de alguns coleguinhas na escola, que faziam brincadeiras sem graça sobre minha assimetria ocular, não tive problemas de visão até a adolescência, quando voltei a precisar consultar-me, por outros motivos. E, daí em diante, passei a ser cliente assídua do primo. Nessa época, ele já morava em BH, tinha consultório no centro da cidade.
Assim como eu, a família inteira contava com a bondade e competência do primo, quando era necessário ir ao oculista. Temos muito que agradecer a ele, sempre, sempre, sempre!!!
Joyeux anniversaire, Paulo Péret !
~~~~~
Links relacionados:

- Vídeo comemorativo dos 50 anos do Centro Oftalmológico de Minas Gerais - Paulo Péret, fundador:

- História do Centro Oftalmológico de Minas Gerais:
https://www.centrooftalmologicomg.com.br/conheca-historia-centro-oftalmologico/

- Sobre minha ptose palpebral:
https://maviemontfils.blogspot.com/2016/10/nao-julgueis.html


- Paulo Péret, um dos professores fundadores da FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina:

  
- Citado em crônica de escritor capixaba, José Irmo Gonring, no Jornal A Gazeta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário