quarta-feira, novembro 21, 2018

O Santo Sudário

Foto do Santo Sudário
por Secondo Pia,
(domínio público)
English version
Version en français 
"No mistério da Encarnação, o Verbo se torna carne e escolhe habitar entre os homens; portanto, é normal que os homens O vejam, interajam com Ele e talvez tenham a necessidade de preservar uma memória concreta, de saber como são exatamente Suas características humanas."
Barbara Frale


Independente de ser a imagem de Jesus ou não, de ser uma mortalha dEle mesmo ou não, se considerarmos que não foi algo fabricado – a ciência já disse e desdisse tantas vezes – penso  ser um erro achar que a imagem no “Santo Sudário” é uma espécie de “negativo” e que, então, fazendo uma foto e convertendo-a em negativo, tem-se a versão “positiva”. Esse negativo supostamente “positivado”, a meu ver, não realça melhor o rosto. Pelo contrário, no original, o verdadeiro positivo, a gente vê até os olhos entreabertos. Olhem que impressionante!
O que parece cabelo comprido no negativo, vê-se no original que é onde o tecido não teria encostado no corpo, ficou com o mesmo aspecto das partes do tecido ao redor do corpo, mais claro. O rosto não parece ter bigode nem barba, o cabelo não é tão comprido. Medindo as distâncias da base do queixo à base do nariz, da base do nariz ao espaço entre as sobrancelhas, e entre este último até o final da testa (onde começa o cabelo), pode-se ver que as distâncias são semelhantes, como costuma ser o normal de um rosto humano. Se houvesse barba, a distância até a base do nariz seria maior. Também pode ser uma barba curtinha, rente ao queixo.
Em torno dos olhos, como um círculo, a tonalidade é mais clara, justamente porque o tecido suspenso pela arcada orbitária não teria encostado; o entorno dos olhos estava fundo, sinal de desidratação intensa. A boca é perfeita, reparem! O lábio superior (mucosa e pele adjacente) parece estar um pouco inchado. O rosto é jovem, não como a impressão de velho que se tem no negativo. O escuro no queixo não parece ser barba. E aquilo que aparece claro abaixo do queixo, seria onde o tecido não encostou (justamente por causa da saliência do queixo).
Todos os locais onde está mais claro parecem indicar onde o tecido não encostou no corpo ou aderiu menos. Olhando para as partes mais escuras do sudário como partes salientes do corpo, somos induzidos a ver o corpo dEle em 3D.
A relíquia passou pelo exame de médicos legistas e dados preciosíssimos foram encontrados (links abaixo). É quase como estar diante de um corpo de verdade, com todo o sofrimento por que passou.
Foram feitas reproduções em 3D do rosto de Jesus estampado no Sudário, pelo negativo da foto de Secondo Pia. No negativo, aparece um Cristo de olhos fechados, morto. 
Penso que deveriam ter feito com o positivo da foto original (não o negativo), pois no positivo os olhos aparecem entreabertos. Como Ele já estava morto quando foi envolto nos panos, o misterioso registro impregnado no tecido, então, deve ser do momento em que os olhos estavam-se ABRINDO! Bate melhor com a eloquência de uma possível "imagem" deixada propositalmente para nós – a da RESSURREIÇÃO e não a da morte; a vitória sobre o sofrimento e sobre a morte. Se foi deixado como sinal para nós, de propósito, não havia de ser com a imagem de um morto.
Estava morto, sim, mas ressuscitou! Aleluia!

~~~~~
Links relacionados: 

- Foto do Santo Sudário

Collegamento pro Sindone (English)

https://loscrignodeitemplari.blogspot.com/

http://www.30giorni.it/articoli_id_18760_l6.htm

https://pt.aleteia.org/2018/05/09/tudo-sobre-santo-sudario/


https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-07/sudario-estudo-que-define-manchas-sangue-falsas-nao-confiavel.html

https://pt.aleteia.org/2018/03/28/o-homem-do-sudario-reconstruido-em-3d-era-jesus-sera-que-ele-era-assim/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário