"O felix culpa, quae talem ac tantum meruit habere Redemptorem"
— São Tomás de Aquino
Em uma das páginas católicas que sigo nas redes sociais, li, hoje, um texto sobre chamar de hipócrita quem vai à missa e continua pecando. Ora, mesmo os santos canonizados pecaram enquanto viveram aqui na Terra. Entre humanos, só Jesus (que era também Deus) e Nossa Senhora (que foi poupada do pecado - a primeira a ser redimida!) que não pecaram.
Há uma história (ou estória, como queiram) em que um sujeito tido e havido como má pessoa, frequentava a missa todos os domingos e, certa vez, foi questionado como ele podia ser tão hipócrita, tendo feito isso e aquilo durante a semana e ir à missa no domingo. Ele respondeu, com uma sinceridade espantosa, de uma sabedoria invejável, que, se não fosse à missa, ele seria muito pior do que era.
Esta resposta é muito melhor — para não dizer a única que se pode ter para tal pergunta — do que a que foi dada no dito texto. É, na verdade, em caricatura (nem tanto), o que todos nós, católicos ou não, somos e disso deveríamos estar cientes - pecadores.
Só Deus conhece o fundo do coração de cada um de nós, só Ele pode julgar nossa alma.
A missa é um tratamento inigualável. Somos pacientes nesse enorme hospital geral em que vivemos — sim, o mundo. Na missa, estamos sendo ajudados a tratar de nossas mazelas, a lutar pela Vida da nossa alma.
~~~~~~~~~~~~~~
Nota: Diga-se de passagem, o assunto acima está no âmbito espiritual, não tem nada a ver com o sistema legal praticado pela sociedade humana, que é necessário contra os crimes, para proteger o cidadão, obviamente.
~~~~~~~~~~
Links relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário