terça-feira, fevereiro 01, 2022

Ninguém é profeta em sua terra – polarização

 

Image URL

O Evangelho de São Lucas que narra a rejeição a Jesus pelo povo de Nazaré, terra onde foi criado, parece-me assustador. O povo admira seus prodígios e suas falas, mas demonstra desprezo e desconfiança por ele, em seus corações : "Mas este não é o filho de José, o carpinteiro?"

Jesus reage a essa atitude, relembrando profetas que, no passado, fizeram prodígios com estrangeiros, não judeus, porque "nenhum profeta é bem recebido em sua pátria". Ao falar assim, os nazarenos furiosos o expulsam da cidade, levam-no para o alto de um monte, com a intenção de empurrá-lo no precipício. Mas ele passa pelo meio deles e continua seu caminho. (Lc 4, 21-30).

Gosto de ouvir variados comentários sobre o Evangelho. O padre Dominic LeRouzès faz uma interpretação muito interessante. Ele nos faz ver que esta passagem é como um resumo da vida de Jesus, que foi rejeitado por Israel e levado à morte. Mas continua seu caminho, a Ressurreição.

Como se explica esta revolta do povo nazareno, nesta passagem? Padre Dominic diz que eles consideram um escândalo que um profeta judeu possa atuar da mesma maneira para com um outro povo que não seja judeu, um povo não eleito por Deus, um povo pagão. Esta foi a gota d'água que culminou na ira do povo, querendo lançá-lo no abismo.

Israel não enxergou que foi escolhido para ser testemunha do amor de Deus, para a humanidade inteira. O amor de Deus, que é igual para todos, é um escândalo! De que serviria, então, a eleição do povo judeu por Deus?

Fazendo um paralelo com nossas circunstâncias, o padre nos propõe um exercício: o de lembrar-nos de alguém que menos amamos nesse mundo e pensar no fato de que o amor de Deus por esta pessoa é o mesmo que por nós. Deus nos ama, ambos, da mesma maneira, ou seja, infinitamente, incomensuravelmente, profundamente, sem limites.

Reflitamos sobre o amor de Deus pelo outro e por nós.

Um exercício útil para os tempos de hoje, com tanta polarização, com tanto ódio que divide irmãos.

~~~~~~~

"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."

~~~~~~~

Links relacionados :

Religião

Image URL

Homélie P Dominic LeRouzès

Nenhum comentário:

Postar um comentário