segunda-feira, outubro 05, 2020

Lendo e aprendendo

 

Vem aí o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus e nossa mãe dulcíssima, padroeira do Brasil. No mesmo dia, 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança. Não posso me esquecer de homenagear São José [1], pai adotivo dedicado, que protegeu o Menino Jesus e Sua Mãe. Que a Sagrada Família abençoe o Brasil e o mundo todo, que nossas crianças cresçam na Paz de Cristo.

Encontrei um texto maravilhoso e bastante elucidativo sobre nosso querido São José. É uma tradução do original de Edward Healy Thompson, pela Equipe Christo Nihil Praeponere [2]. Muito interessante, vale a pena aprender um pouco de Teologia. Pincei alguns trechos que seguem abaixo. O link para o texto completo está ao final [2].  

~~~~~

“Jesus é a pedra angular sobre a qual repousa todo o edifício sagrado da Igreja” (cf. Ef 2, 20).

~~~~~

“... assim como os planetas no firmamento giram ao redor do Sol, recebendo dele luz, calor e poder, assim também ao redor de Jesus, Sol eterno de justiça, todas as várias ordens da graça circulam, dele mesmo recebendo a sua luz, a sua virtude e o seu poder, para cumprir fielmente os santos ofícios para os quais foram ordenados.”

~~~~~

“Na hierarquia da graça, a mais alta de todas as ordens, sejam elas angélicas ou humanas, é a da união hipostática.”

~~~~~

“Pois bem, São José, por divina predestinação, foi colocado nesta ordem soberana. Apenas três tiveram essa honra, e foram justamente Jesus, Maria e José. Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Maria é verdadeira Mãe de Deus e Mãe dos homens; José, por sua vez, é o verdadeiro esposo de Maria e pai adotivo e virginal de Nosso Senhor. Jesus é o centro da Encarnação e o Redentor do mundo; Maria é a imediata cooperadora e aquela em cujo seio se deu a Encarnação; José, enfim, é o fiel depositário dessas duas dádivas preciosas, a fim de garantir que este sublime mistério da Encarnação e da Redenção fosse realizado da melhor forma possível, preservando intacta a honra da Mãe e do Filho.

Que São José deveria estar compreendido nesta ordem suprema não é uma mera opinião devota ou fruto de piedosa meditação. É, antes, uma conclusão segura da mais sensata teologia. »

~~~~~~

“Ser compreendido na ordem da união hipostática implica ser, depois de Jesus e Maria, superior a todos os outros santos, tanto do Antigo como do Novo Testamento. E a razão disto é clara: como esta ordem é superior a todas as outras ordens na Igreja, segue-se que quem quer que tenha nela um lugar, ainda que seja em seu mais baixo grau, como José, é anterior a todos os que estão no grau mais elevado das ordens inferiores, como a dos Apóstolos, que é a mais eminente entre elas.”

~~~~~~

Links relacionados:

[1] São José

[2] São José, o maior de todos os santos

 
 
[5] Tabus - sexo e santidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário