Captura de filme Super8 by "Colossal Filmes" |
Em 1980, fomos
presenteados com a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. A homília da missa
que celebrou para os jovens de Belo Horizonte foi muito importante e ainda está
muito atual. Suas palavras não são perecíveis.
Durante o sermão, ele
fez muitas improvisações, interagiu com o povo várias vezes. A multidão estava
vibrante e, muito emocionada, o ovacionava quase sem trégua. A Avenida Afonso
Pena estava lotada de gente, da rodoviária até a Praça do Papa (assim nomeada
depois para homenageá-lo), e vinha gente desde a Avenida Antônio Carlos, todos percorrendo
o trajeto todo a pé, atrás do papamóvel. Nunca se viu coisa igual e acho que
nunca se verá.
Uma das improvisações do
Papa que levou o povo à euforia foi:
"Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade a frente e dizer belo horizonte. Mas sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!"
"Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade a frente e dizer belo horizonte. Mas sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!"
No texto da homília, uma parte que também levou a multidão à loucura foi
quando ele disse:
"Jovens de Belo Horizonte e de todo o Brasil, o Papa quer multo bem a vocês! O Papa leva daqui uma grande saudade de vocês! O Papa não os esquecerá nunca mais! "
"Jovens de Belo Horizonte e de todo o Brasil, o Papa quer multo bem a vocês! O Papa leva daqui uma grande saudade de vocês! O Papa não os esquecerá nunca mais! "
Como belo-horizontina que presenciou tudo isso, posso dizer que também
nunca o esquecerei e que tenho muitas saudades dele. A cobertura do evento pela Rádio
Itatiaia de BH está online, com o sermão da missa, com a voz inesquecível do
Papa, acessável no seguinte link:
https://youtu.be/sX6XrU1CA0U?t=158
https://youtu.be/sX6XrU1CA0U?t=158
Abaixo, segue a cópia da Homília, que está no
site do Vaticano (no site há alguns erros de digitação, eu os corrigi aqui) (http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1980/documents/hf_jp-ii_hom_19800701_youth-brazil.html):
HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II
AOS JOVENS DE BELO HORIZONTE
AOS JOVENS DE BELO HORIZONTE
Belo Horizonte, 1° de Julho de 1980
Queridos jovens e meus
amigos!
1.
Vocês não se surpreenderão que o Papa comece esta homilia com uma confissão. Eu
já havia lido muitas vezes que vosso País tem a metade da sua população com
menos de 25 anos de idade. Contemplando desde minha chegada a Brasília, por
toda parte por onde passei, uma infinidade de rostos jovens; passando, ao
chegar a esta cidade, por entre multidões de gente jovem; vendo a vocês jovens
tão numerosos ao redor deste Altar, confesso que entendi melhor, a partir desta
visão concreta, aquilo que eu aprendera de modo abstrato. Creio que entendi
melhor também porque os Bispos de Puebla falam de opção preferencial - não
exclusiva, por certo, mas prioritária - pelos jovens.
Esta
opção significa que a Igreja assume o compromisso de anunciar sem cessar aos
jovens uma mensagem de libertação plena. É a mensagem de Salvação que ela ouve
da boca do próprio Salvador e deve transmitir com total fidelidade.
2. Nesta
Missa que tenho a alegria de celebrar no meio de vocês e por intenção de vocês,
jovens, esta mensagem aparece com seu conteúdo essencial nas leituras que escutámos.
“Cumpri
o dever, praticai a justiça”, exorta-nos o Profeta Isaías, com uma força que
não se esgotou, à distância de 2.500 anos (Is 56,1).
E
acrescenta: importa acima de tudo “permanecer firmes na Aliança” que Deus selou
com o homem. É um convite à coerência e à fidelidade, convite que toca de muito
perto os jovens.
Na
carta de Paulo aos cristãos de Corinto, uma palavra rija e convincente como
costuma ser a do grande Apóstolo: se alguém quiser construir sua vida, não há
outro alicerce a colocar senão o que já foi colocado: Cristo Jesus (cf. 1Cor
3,10). Ele sabia bem o que dizia, este Paulo. Adolescente, ele havia perseguido
a sua Igreja. Mas houve na estrada de Damasco, um belo dia, aquele encontro
inesperado com o mesmo Jesus. E é o testemunho da própria vida que o faz dizer:
Não há outro fundamento possível. É urgente colocar Jesus como alicerce da
existência humana.
E,
no Evangelho de São Mateus, a página que ninguém relê sem emoção. “Quem é que
os outros dizem que eu sou?”, pergunta Jesus aos Apóstolos. E depois que eles
transmitem uma série de opiniões, a pergunta de fundo: “Mas, para vocês, quem
sou eu?”. Nós todos conhecemos este momento, no qual já não basta falar de
Jesus repetindo o que outros disseram, é forçoso dizer o que você pensa, já não
basta recitar uma opinião, é preciso dar um testemunho, sentir-se comprometido
pelo testemunho dado e depois ir até os extremos das exigências desse
compromisso. Os melhores amigos, seguidores, apóstolos de Cristo foram sempre
aqueles que perceberam um dia dentro de si, a pergunta definitiva,
incontornável, diante da qual todas as outras se tornam secundárias e
derivativas: “Para você, quem sou eu?”. A vida, o destino, a história presente
e futura de um jovem, depende da resposta nítida e sincera, sem retórica nem
subterfúgios, que ele puder dar a esta pergunta. Ela já transformou a vida de
muitos jovens.
3. E’
destas mensagens oferecidas pela Palavra de Deus que eu quisera tirar a singela
mensagem, que lhes deixo neste encontro, que me permite sentir a seriedade com
que vocês encaram sua existência.
A
riqueza maior deste País, imensamente rico, são vocês. O futuro real deste País
do futuro se encerra no presente de vocês. Por isso este País, e com ele a
Igreja, olham para vocês com um olhar de expectativa e de esperança. Olham como eu e dizem: vocês, eis um belo horizonte. Um belo horizonte do futuro.
Abertos
para as dimensões sociais do homem, vocês não escondem sua vontade de
transformar radicalmente as estruturas que se lhes apresentam injustas na
sociedade. Vocês dizem, com razão, que é impossível ser feliz, vendo uma
multidão de irmãos carentes de mínimas oportunidades de uma existência humana. Vocês dizem, também, que é indecente que alguns esbanjem o que falta à
mesa dos demais. Vocês estão resolvidos a construir uma sociedade justa, livre
e próspera, onde todos e cada um possam gozar dos benefícios do progresso.
4.
Eu vivi na minha juventude estas mesmas convicções. Eu as proclamei, jovem
estudante, pela voz da literatura e pela voz da arte. Deus quis que elas
recebessem sua têmpera ao fogo de uma guerra cuja atrocidade não poupou o meu
lar. Vi conculcadas de muitas maneiras essas convicções. Temi por elas vendo-as
expostas à tempestade. Um dia decidi confrontá-las com Jesus Cristo: pensei que
era o único a revelar-me o verdadeiro conteúdo e valor delas e de protegê-las
contra não sei que inevitáveis desgastes.
Tudo
isso, essa tremenda e valiosa experiência, me ensinou que a justiça social só é
verdadeira se baseada nos direitos do indivíduo. E que esses direitos só serão
realmente reconhecidos se for reconhecida a dimensão transcendente do homem,
criado à imagem e semelhança de Deus, chamado a ser Seu filho e irmão dos
outros homens, e destinado a uma vida eterna. Negar esta transcendência é
reduzir o homem a instrumento de domínio, cuja sorte está sujeita ao egoísmo e
ambição dos outros homens, ou à onipotência do Estado totalitário, erigido em
valor supremo.
No
próprio movimento interior que me levou à descoberta de Jesus Cristo e me
arrastou irresistivelmente a Ele, percebi algo que bem mais tarde o Concílio Vaticano II exprimiu claramente. Percebi que “o
Evangelho de Cristo anuncia e proclama a liberdade dos filhos de Deus, e
rejeita toda a escravidão, derivada, em última análise, do pecado; respeita
integralmente a dignidade da consciência e a sua decisão livre; adverte
incansavelmente que todos os talentos humanos devem ser desenvolvidos, para o
serviço de Deus e o bem dos homens; e, finalmente, recomenda todos à caridade
de todos. Isto corresponde à lei fundamental da proposta cristã” (Gaudium et Spes, 41).
5.
Aprendi que um jovem cristão deixa de ser jovem, e há muito não é cristão,
quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio ou a
violência. Pois não se constrói uma sociedade justa sobre a injustiça. Não se
constrói uma sociedade que mereça o título de humana, desrespeitando e, pior
ainda, destruindo a liberdade humana, negando aos indivíduos as liberdades
mais fundamentais.
Partilhando
como sacerdote, bispo e cardeal, a vida de inúmeros jovens na Universidade, nos
grupos juvenis, nas excursões de montanhas, nos círculos de reflexão e oração,
aprendi que um jovem começa perigosamente a envelhecer, quando se deixa enganar
pelo princípio, fácil e cômodo, de que “o fim justifica os meios”, quando passa
a acreditar que a única esperança para melhorar a sociedade está em promover a
luta e o ódio entre grupos sociais, na utopia de uma sociedade sem classes, que
se pode revelar bem cedo a criação de novas classes. Convenci-me de que só o amor
aproxima o que é diferente e realiza a união na diversidade. As palavras de
Cristo: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros como eu
vos amei”(Jo 13, 34), apareceram-me então, para além de sua
inigualável profundidade teológica, como germe e princípio da única
transformação bastante radical para ser apreciada por um jovem. Germe e
princípio da única revolução que não trai o homem. Só o amor verdadeiro
constrói.
6.
Se o jovem que eu fui, chamado a viver a juventude em um crucial momento da
história, pode dizer algo aos jovens que vocês são, penso que lhes diria: Não
se deixem instrumentalizar!
Procurem
estar bem conscientes do que vocês pretendem e do que fazem. Mas vejo que isso
mesmo lhes disseram os Bispos da América Latina, reunidos em Puebla no ano
passado: “Formar-se-á no jovem o sentido crítico frente aos contravalores
culturais que as diversas ideologias (Documento de Puebla, n. 1197),
tentam transmitir-lhe”, especialmente as ideologias de caráter
materialista, para que não sejam por elas manipulados. E o Concílio Vaticano II: “é preciso construir incessantemente
a ordem social, tendo por base a verdade construída na justiça e animada pelo
amor, e encontrar na liberdade um equilíbrio sempre mais humano”(Gaudium et Spes 26).
Um
grande predecessor meu, o Papa Pio XII, adotou como lema: “Construir a paz
na justiça”. Penso que é um lema e sobretudo um compromisso digno de vocês,
jovens brasileiros!
7.
Receio que muitos bons desejos de construir uma sociedade justa naufraguem na
inautenticidade e se esvaziem como bolha de sabão por faltar-lhes o sustento
de um sério empenho de austeridade e frugalidade. Em outras palavras, é
indispensável saber vencer a tentação da chamada “sociedade de consumo”, da
ambição de ter sempre mais, em vez de procurar ser sempre mais, da ambição de ter
sempre mais, enquanto outros têm sempre menos. Penso que aqui na vida de cada
jovem ganha sentido e força concretos e atuais a bem-aventurança à pobreza em
espírito: no jovem rico para que aprenda que o seu supérfluo é quase sempre o que
falta a outros e para que não se retire triste (cf. Mt
19,22) quando perceber no fundo da consciência um apelo do Senhor a um
desapego mais pleno; no jovem que vive a dura contingência da incerteza quanto
ao dia de amanhã, talvez até na fome, para que buscando a legítima melhoria de
condições para si e para os seus, seja atraído pela dignidade humana mas não
pela ambição, pela ganância, pelo fascínio do supérfluo.
Vocês são também responsáveis pela conservação dos verdadeiros valores
que sempre honraram o povo brasileiro. Não se deixem levar pela exasperação
do sexo, que abala a autenticidade do amor humano e conduz à desagregação
da família. “Não sabeis que vosso corpo é um templo e o Espírito Santo habita
em vós?”, escrevia São Paulo no texto que escutámos.
Que
as moças procurem encontrar o verdadeiro feminismo, a autêntica
realização da mulher como pessoa humana, como parte integrante da família, e
como parte da sociedade, numa participação consciente, segundo as suas
características.
8.
Retomo, ao terminar, as palavras-chaves que recolhemos das leituras desta
Missa:
-
cumprir o dever e praticar a justiça;
-
não construir sobre outro fundamento que não seja Jesus Cristo;
-
ter uma resposta a dar ao Senhor quando Ele pergunta: “para você, quem sou
eu?”.
Esta
é a mensagem sincera e confiante de um vosso amigo. Meu desejo seria o de apertar as
mãos de cada um de vocês e falar com cada um de vocês. Em todo o caso é a cada um que
digo dizendo a todos: Jovens de Belo Horizonte e de todo o Brasil, o Papa quer
muito bem a vocês! O Papa leva daqui uma
grande saudade de vocês! O Papa não os esquecerá nunca mais!
Recebam,
queridos amigos, a Bênção Apostólica que vou der ao final desta Missa, como um
sinal da minha amizade e confiança em vocês e em todos os jovens deste país.
Antes
de passar à Liturgia Eucarística, propriamente, só mais uma palavra: só o amor
constrói, só o amor aproxima, só o amor faz a união dos homens na sua
diversidade.
Há
pouco estive na França, e lá, os jovens com quem me encontrei, num gesto
espontâneo, me pediram para trazer a vocês algumas mensagens de amizade, o que
fiz com multo prazer. Que este gesto de dar-se as mãos sirva como símbolo e
estímulo para construir sempre mais a fraternidade humana, cristã e eclesial no
mundo. Para onde vais? - Com vocês faço esta pergunta, com vocês, amados
jovens, vou oferecer também tudo o que de nobre há nos corações de vocês, tudo
o que de belo aqui vivemos juntos, pelo bom êxito do Congresso Eucarístico de
Fortaleza, para o qual vou peregrinando, junto com a Igreja que está no Brasil.
Para onde vais?
Amém.
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