quarta-feira, julho 13, 2022

Só os humildes chegam a Deus

 


Quero registrar esta homilia do Padre Paulo Ricardo, pois achei muito esclarecedora. Mas gosto mais de ler do que de ouvir. Então, transcrevi quase tudo do que ele falou, para futuras possíveis releituras.

Vai aqui o link do vídeo, assim mesmo:

Só os humildes chegam a Deus (Mt 11: 25-27)

E a transcrição:

"Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos."

Enquanto estamos neste mundo, o conhecimento de Deus não se dá a não ser através da fé, da escuridão da fé. Então, nós precisamos nos rebaixar diante de Deus, se nós quisermos ter acesso a Ele. O conhecimento - a inteligência - é uma faculdade que, quando aplicada a Deus, tende a rebaixá-lo. Ou seja, se eu quiser compreender Deus e colocá-lo na minha inteligência, na verdade, eu estou rebaixando Deus ao meu nível.

Então, qual é o acesso que nós podemos ter a Deus? Não é através da inteligência aqui nesse mundo. Não, nós precisamos, com atos de fé, nos aproximar daquilo que Deus revelou, humildemente, sem querer nós mesmos chegar a conclusões e forçar o nosso conhecimento e moldar Deus ao nosso intelecto. O caminho de conversão que nós temos é um contato cada vez maior com Deus, cada vez mais nós nos aproximamos dele através da fé. Na escuridão da fé.

E aí acontece algo de maravilhoso. Surge em nós o amor. Aí, o amor é uma coisa diferente. O amor é diferente da inteligência, porque enquanto a inteligência rebaixa Deus, o amor nos eleva. O amor nos transforma naquilo que nós amamos. Quando nós amamos, verdadeiramente, a Deus, nós somos elevados ao nível dele.

Meus queridos, o Evangelho de hoje nos coloca diante desta verdade absoluta e maravilhosa. Aqueles que se humilham diante de Deus e recebem a revelação do seu amor divino, através da fé, são capazes de se elevarem a um nível extraordinário, ao nível da grandeza dos santos, dos grandes santos.

-Padre Paulo Ricardo

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário