O "Uai" do mineiro é bem conhecido de todos os brasileiros. Há quem ache que nós o falamos "de caso pensado", premeditadamente, digamos assim. Pode até parecer, para quem não fala. Na verdade, sai sem querer. É como respirar, já pode ser considerado comandado pelo Sistema Nervoso Autônomo 😂; o 'uai' tem vontade própria. Se a gente começa a falar, tentando controlar para não soltar um 'uai', aí é que trava mesmo.
Mas de onde será que veio isso? Existem algumas hipóteses. A mais furada de todas, na minha opinião, é aquela que põe a "culpa" nos Inconfidentes; o 'uai' seria uma sigla usada como código, para os insurgentes saberem se quem chegava em uma reunião secreta era um deles.
Há três outras que acho mais prováveis.
Uma é a que supõe ter origem no 'why' inglês. Como havia ingleses estabelecidos no "Quadrilátero Ferrífero", envolvidos na mineração de ouro e ferro, acredita-se que, de tanto ouvi-los dizendo 'why', os mineiros passaram a repetir o som, como expressão de variados sentimentos, tais como espanto, admiração, surpresa, etc. E, verdade seja dita, é na região do quadrilátero que se fala mais, mesmo. É 'uai' demais da conta, sô! E o som parece muito com o 'why' inglês, as vogais são ditas com uma soprada suave que vem da garganta.
Creio que esta é a mais provável, tenho um elemento a mais de prova: o próprio 'why' inglês também pode ser usado como interjeição de espanto, surpresa, impaciência, hesitação, aprovação, desaprovação... exatamente como o 'uai' do mineirês! (ver link dos dicionários Merriam Webster e Longman, em links relacionados). Calha mais ainda com esta origem, por ser este 'why' uma interjeição já 'old fashioned'. Devia ser falada pelos ingleses daquelas priscas eras.
Outra possível origem seria por uma evolução linguística, aventada em um estudo de Hadinei Ribeiro Batista, da Universidade Federal de Minas Gerais, publicado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) - ver links relacionados. O 'uai' seria resultado da evolução de 'olhai' (oiai>uiai>uai). Esta hipótese me parece pouco provável, tem jeito de ser de estudiosos avessos a influências estrangeiras, querendo encontrar uma origem no português mesmo. Para mim, que sou useira e vezeira do 'mineirês', esta não caiu bem.
Uma outra hipótese é de que venha, talvez, da junção de ui + ai. Uai, é capaz. Mas eu fico com o 'why'.
Pronto, acabou.
Uai, até que não deu textão, não. Consegui resistir à tentação de contar "casinhos filhotes".
Inté.
~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
Estudo linguístico de Hadinei Ribeiro Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário