sábado, agosto 15, 2020

Assunção de Nossa Senhora


Coroação de
Nossa Senhora
"A doçura de Nossa Senhora deixa todos apaixonados."
Frei Sebastião Benito Quaglio


Nossa Senhora foi concebida naturalmente, por seus pais, mas milagrosamente sem o pecado original que configura todo o resto da humanidade do nosso “tempo”. Ela foi planejada, desde a eternidade, para conceber Jesus, o Filho de Deus, e fornecer a Ele os elementos da sua matéria humana. Assim como "Eva", que também não tinha o pecado original (antes de cometê-lo), Nossa Senhora tinha o livre arbítrio e aceitou, por sua própria vontade, a missão que lhe foi proposta.
Dada a sua condição de mãe de Deus, a Igreja só poderia presumir logicamente que ela não poderia estar sujeita à culpa original nem à corrupção de seu corpo. Portanto, a conclusão a que se chegou é que, necessariamente, a Assunção de Maria ocorreu. A Igreja estabeleceu isso como um dogma de fé. No entanto, não se sabe se ela morreu e imediatamente foi ressuscitada e elevada ao Céu, ou se aconteceu o que os primeiros cristãos chamavam de "dormição", seguida pela assunção.
Em 1950, o Papa Pio XII declarou: “Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como Rainha do universo, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte”.
Houve sinais e aparições para confirmar isso, entre outras, o Papa Pio XII (1939-1958) escreveu que, em 1950, passeando nos jardins do Vaticano, na véspera de proclamar o dogma marial da Assunção, foi testemunha do “milagre do sol” [7], o mesmo fenômeno que se produziu em Fátima.
Na festa da Assunção de Nossa Senhora, contemplamos a promessa de nosso próprio destino, se também escolhermos nos unir a Cristo.
~~~~~~
- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós !  
~~~~~~
Cântico de Maria, recitado ou entoado pela Virgem, em resposta à saudação de Isabel, sua prima, quando Maria foi visitá-la: 
Lucas 1, 46-55:

A minh’alma engrandece o Senhor,
exulta meu espírito em Deus, meu Salvador!
Porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada!

Deus fez em mim maravilhas,
Santo é seu nome!
Seu amor para sempre se estende,
sobre aqueles que O temem!

Manifesta o poder de seu braço,
dispersa os soberbos no pensamento de seus corações;
depõe os poderosos de seus tronos
e eleva os humildes;
sacia de bens os famintos,
despede os ricos sem nada.

Acolhe Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre!
~~~~~~
Links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário