23 de abril, dia de São Jorge. Salve São Jorge!
Os primeiros santos católicos foram mártires. Mártir é aquele que morre em nome de sua fé cristã. Nessa época (nos primeiros séculos) o reconhecimento de santo vinha através de aclamação popular.
Até hoje São Jorge é aclamado. Criaram muitas lendas em torno dele, daí a representação artística que se espalhou pelo mundo todo.
Como um santo altamente venerado tanto nas igrejas cristãs ocidentais como orientais, São Jorge está ligado a um grande número de patrocínios em todo o mundo, e a sua iconografia pode ser encontrada nas bandeiras e brasões de várias cidades, regiões e países.
Apesar de ter sido "cassado" da lista de santos da Igreja Católica, não se pode dizer que ele não tenha existido. Lembro-me de quando ele saiu da lista, foi comoção geral no mundo inteiro.
Espanta-me quem tem coragem de aventar a hipótese de ele não ter existido... perseguidores da Igreja dentro da própria Igreja? Ele tem história documentada. Foi martirizado por causa de Cristo e é perseguido até hoje por quem insiste em duvidar da existência dele. Deve ser grande a glória dele no Céu!
~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
1969: Papa Paulo VI retira de cultos alguns dos santos mais populares da Igreja
Página do Vaticano sobre São Jorge
Nenhum comentário:
Postar um comentário