domingo, março 01, 2020

Foi o Carnaval que passou


Hoje, pleno primeiro domingo de Quaresma, tive vontade de cantar antigas marchinhas de carnaval, enquanto lavava a louça do jantar. Fiquei contente, ainda me lembro das letras. Nem sei mais há quanto tempo não as cantava; 20 anos com certeza, mais que isso talvez.
Eu me lembrei rapidamente de que era Quaresma, pois tenho tentado seguir bem de perto os preceitos da Igreja Católica, num reflorescimento de fé extremamente agradável – e recomendável – que estou vivenciando. Tive um reflexo antigo de censurar o canto, mas achei que não precisava; eu estava apenas sussurrando as palavras, cantarolando tão baixinho... não havia nenhuma conotação festiva. Além do mais, tempo de penitência não exclui alegria.
Foi um momento de pura nostalgia, sem muito a ver com o Carnaval – marchinhas todas de compositores já mortos, de um tempo tão distante... que direi, então, da distância em latitudes! Muitas dessas canções estão hoje condenadas pelo “politicamente correto”, cantá-las parece mais um réquiem. Entre outras, Nega do cabelo duro, Loirinha, Linda Morena, Índio quer apito, Alá lá ô, Máscara negra... e por aí fui, me embalando num ritual quase fúnebre.
Quando fiz uma pausa no meu repertório, o silêncio em casa era espantoso. Meu marido tinha ferrado no sono. Com minha cantoria em baixo volume, ele foi quase cambaleando para o quarto, já com os olhos semifechados, segundo sua descrição, e caiu na cama, nocauteado; tirou uma boa soneca. Pronto, as marchinhas de carnaval foram recicladas em cantigas de ninar. Nada se perde.
Mas o que foi que me aconteceu? Meu coração se deixou levar. Vou calar-me agora, não me leve a mal. Foi bom cantar outra vez, mas o carnaval já passou.
~~~~~~~
Links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário