quinta-feira, março 19, 2020

A história se repete

En français
In English

Nunca pensei que seria testemunha de uma pandemia tão avassaladora, que faz lembrar-me dos relatos sobre a "Gripe Espanhola", que assolou o mundo em 1918-1919.
Na casa do meu pai, eles eram 16 irmãos. Para enfrentar a “guerra” contra a gripe, meu avô decidiu ficar na cidade (Belo Horizonte), com os "rapazes". As "moças" foram junto com minha avó para a fazenda do pai dela. Julgavam que seria mais seguro por lá.
A casa da cidade foi completamente vedada, por meu avô e seus filhos, até as mínimas frestas; o isolamento foi completo, não recebiam visitas nem visitavam ninguém. Não contraíram a doença. Quem foi acometida, mas sobreviveu, foi uma de minhas tias, que estava na fazenda.
Houve uma mortandade tremenda. No mundo, o número de mortos foi maior do que o da Primeira Guerra Mundial. Os cadáveres se acumulavam e se empilhavam, ninguém estava preparado para uma situação como aquela.
Espero que o conhecimento científico que se tem hoje ajude a mitigar o sofrimento da humanidade, causado pela Covid-19.
São José, escondei-nos deste mal. Imaculado Coração de Maria, protegei o nosso mundo, a Vós consagrado! Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
~~~~~~
Links relacionados:

Um comentário:

  1. Adorei o textinho, tia Du!
    Imagino o pânico que foi na época, ainda mais agora que estamos vivendo algo parecido.
    Beijocas

    ResponderExcluir