segunda-feira, março 09, 2020

Transfiguração

Image URL
In English
En français 
O Evangelho deste domingo, da Transfiguração de Jesus, é impressionante (São Mateus, 17:1-9). A descrição do rosto dEle brilhando como o sol e suas roupas que se tornaram brancas como luz, depois a nuvem que os envolveu, a voz... Já ouvi tantas vezes este Evangelho, durante minha vida, e me pareceu como novo.
A explicação do Padre Paulo Ricardo é ótima. Jesus se mostrou glorioso, conversando com Moisés e Elias sobre sua “retirada de Jerusalém”, ou seja, sua morte (São Lucas, 9:28-36). Pedro, querendo eternizar aquele momento, rejeitando a ideia de que Jesus se vá, quis montar tendas para Jesus e os outros dois. Foi quando, ao ouvirem a voz de Deus que os envolvia, literalmente, como uma nuvem, dizendo para que eles escutassem Jesus, se prostraram de medo, Pedro, João e Tiago. Acalmando-os, Jesus disse aos discípulos que não contassem o que tinham visto, antes que Ele ressurgisse dos mortos. Pe. Paulo Ricardo explica que Jesus quis mostrar Sua glória que viria após o sofrimento (link ao final: O Tabor é uma preparação para o Calvário).
Após a missa, voltando da igreja, na estrada, o sol ainda alto no horizonte batia forte nos meus olhos, o seu reflexo espalhado nas largas poças de água congelada sobre o asfalto ofuscavam minha visão. Dirigi o carro com muita dificuldade.
~~~~~~~~
(Missa vespertina de 07 de março de 2020, valendo para domingo, foi o meu segundo primeiro sábado, seguindo a sequência recomendada por Nossa Senhora de Fátima)
~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
São Mateus, 17:1-9 - Bíblia Católica Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário