terça-feira, junho 27, 2023

A Comunhão sob duas espécies

 

Image URL

Minha ignorância me salvou de ser considerada herege. Ufa! Mas eu deveria ter pesquisado mais antes de me aventurar num assunto que não conheço bem. Removi o texto que tinha publicado aqui, intitulado Pão e Vinho, pois não estava de acordo com os cânones.

A resposta à minha impertinência veio rápida e brava! Procurando mais dados na Internet, achei um texto explicando que o Concílio de Trento determinou como princípio dogmático considerar que o corpo e o sangue de Cristo estão verdadeiramente contidos, na sua integridade, tanto sob a espécie do pão, como sob a do vinho. Foi estabelecido como regra o costume de dar somente o Pão para os fieis. E quem insistir em dizer que isso é errado, pode ser considerado herege

No Concílio Vaticano II, tudo isso foi confirmado, acrescentando-se que pode-se dar a Comunhão em duas espécies em casos determinados pela Santa Sé ou a critério do bispo.

Removi meu texto, rapidamente... para não continuar herege... Cruz credo 😲

Segue o link:

A comunhão sob as duas espécies

Image URL


Nenhum comentário:

Postar um comentário