sexta-feira, agosto 12, 2022

Bem-aventurados os mansos

Meu pai era pura mansidão.
Eu que bati esta foto, final
da década de 1960.

Certas coisas que os pais falam para os filhos, durante a infância, ecoam por toda a vida, com repercussões boas ou más. A criançada acredita piamente naquilo que os pais dizem... Digamos que, pelo menos, era assim, antigamente.

Hoje em dia, as crianças vão muito cedo para a escolinha, para diversas atividades fora de casa, onde há a influência de outros adultos a quem ficam subordinados, por disciplina ou por estarem em situação de aprendizado, considerando os mestres como outros "donos da verdade". En passant, nem tanto só crianças, jovens que entram na universidade, normalmente muito jovens, também sofrem esta "ascendência", por assim dizer.

Lá vou eu desenvolvendo um assunto filhote. Stop!

Como eu ia dizendo, o que os pais falam é sempre muito importante! Tive sorte de ter os pais que tive, e digo isso mesmo depois de velha, após ter passado por vários ambientes diferentes, conhecido gente de todo tipo, devido aos cursos e lugares por onde passei e à minha profissão. Viva os meus pais!

Como vem aí o Dia dos Pais no Brasil, segundo domingo de agosto, vou falar do meu. Claro, sem jamais me esquecer de minha mãe, que exerceu ótimas influências sobre mim, também.

Uma recomendação feita por meu pai, quando eu era bem pequena, ficou gravada no meu cérebro. Não me lembro mais quais foram as circunstâncias que o motivaram ou se foi, talvez, pelo meu jeito de ser mesmo. Lembro-me de que ele me disse para continuar sempre mansa como eu era, pois "Bem-aventurados os mansos... "

Reparem bem o tempo verbal que usei - pretérito imperfeito - eu era! Mais crescidinha, meus irmãos falavam que eu tinha virado uma "oncinha". E, cada vez que eu ficava brava, já perdendo terreno nas bem-aventuranças, vinha o remorso, logo em seguida... hahaha

Viu como valeu a pena o conselho paterno? O arrependimento é a alma do negócio - oops! - é o negócio da alma!

Que Deus ilumine muito os pais!

Feliz Dia dos Pais!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nota: meu pai era pura mansidão!!!

~~~~~~~~~~

Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

Jesus, Maria, José, meu coração vosso é.

~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Bem-aventurados os mansos

Todas as minhas páginas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário