terça-feira, janeiro 04, 2022

Maria, Mãe de Deus e nossa

 


Français

English

A fé é um maravilhoso presente de Deus. Ela leva nossa inteligência a patamares aonde nossos cinco sentidos não podem levar (1).

Eu me alegro em poder partilhar minhas experiências, porque o Papa Francisco nos pediu, várias vezes, para sermos testemunhas da fé, do amor de Deus, da Sua misericórdia, etc. E é isso que procuro fazer.

Às vezes, do sofrimento podemos tirar meios para crescer. Já falei sobre isso em outro texto (2). Com o sofrimento do meu marido, em seu leito de morte, também sofri muito. Pedi à Virgem Maria que tomasse a nossa dor como penitência, como Ela havia dito aos pastorinhos de Fátima que fizessem; e tive a graça de ter um pouco de empatia com o sofrimento dela e de seu Filho durante a Paixão e a morte de Jesus.

Foi como se eu visse Jesus através do sofrimento do meu marido e O amei com o amor que tinha pelo meu marido, que é como amar a mim mesma. Foi intenso, muito doloroso, mas cheio de momentos de Graça, ao mesmo tempo.

Desde então, tenho mantido esta associação de ideias e compreendi, ainda que de forma precária, o imenso Amor de Deus pela humanidade.

Com tudo isso, estou aprendendo um processo engenhoso: amar o Homem Jesus, na nossa medida, procurando vê-lo através do próximo, como um ente querido. Ao amar Sua Humanidade, amamos a Deus nEle, pois Suas duas naturezas são inseparáveis (3). É um exercício mental, a partir da experiência que tive, para conseguir amar o Deus invisível no que é visível e próximo de nós, e assim poder apreender concretamente os dois maiores mandamentos (Mateus 22: 37-39. 4).

Estou a reforçar este exercício, atendendo a um pedido do Padre Dominic LeRouzès aos fiéis, durante a homilia de 28 de dezembro de 2021 (5); ele nos pediu para buscar a presença de Deus em tempos de sofrimento. Considerando minhas limitações diante do “duo” Cruz (sofrimento) e Amor, a Virgem Maria abriu meu coração para sentir essa Presença, em um momento crucial de minha vida. Isso me marcou para sempre.

Espero que esta lição me ajude a viver o novo ano que se inicia, com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a Flor mais bela, refrigério para a nossa alma, Vaso honorífico, Consoladora dos aflitos.

Feliz Ano Novo a todos!

~~~~~~

Jesus, Maria, José, meu coração vosso é.

~~~~~~

Links relacionados:

(1) Homélie P Dominic LeRouzès 27 déc 2021

(2) Amor ricochete

(3) A união hipostática

(4) Os dois grandes mandamentos: Mateus 22: 37-39 “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

(5) Homélie P Dominic LeRouzès 28 déc 2021

(6) Santa Maria, Mãe de Deus

(7) Religião


Nenhum comentário:

Postar um comentário