domingo, novembro 14, 2021

"Sentimental eu sou..."

 

Saint-Hyacinthe - QC-Canada
Français
English

No emaranhado eu vejo

que alguma saída existe

e que, ao primeiro ensejo,

se dissipa o que for triste…

(a propósito de que, só na aceitação do que emaranhado estiver, será possível ver além )”

A propósito da quadrinha em epígrafe... Nas tais “sincronicidades”, vi a foto do primo, no Instagram, poucos dias após ter tirado uma muito semelhante. A explicação dele sobre aceitação do emaranhado, para ver além, na minha interpretação (mesmo que possa não ter nada a ver com a razão que o inspirou), veio a calhar para tantas interrogações e interpretações que temos para o mistério da fé.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Minha reflexão de hoje vem de um modo de pensar que leva muitos a não crer em Deus. Dizem: - Se Deus existisse, sendo bom, não deixaria a humanidade sofrer.

Já ouvi essa afirmação muitas vezes e, há pouco tempo, assisti a uma entrevista de um padre (sim, um PADRE) que expôs este mesmo raciocínio. Resolvi trocar em miúdos o que já li de gente que entende do assunto, pondo em ordem meu pensamento... e registrando para não esquecer.

  1. Não sabemos o que é ser bom. Só Deus é (Marcos 10: 18). Não temos experiência disso. Nossos parâmetros de bondade chegam mesmo a mudar de uma época para outra. Temos alguns graus de bondade adquiridos. Ser bom é outra coisa, não conhecemos essa completude. Então, esse julgamento (“Se Deus existisse, sendo...”) não está ao nosso alcance.

  2. O que para nós é sofrimento intenso, certamente tem uma avaliação muito diferente para Deus. Claro que os parâmetros são muito diferentes, se a gente fala em Deus grande, onipotente, etc. Deus não tem sentimentalismos. Ele, tampouco os anjos (que são espíritos), não têm um sistema nervoso como o nosso, esta nossa matéria que nos faz ter sofrimentos, alegrias, etc. Duro compreender isso, não? Mas tem um mas...

  3. Mas Deus é misericordioso e nos ajuda muitas vezes. O objetivo dessas ajudas não é o alívio ou o prazer terreno, apesar de estes poderem acontecer, como efeitos colaterais potencializadores. A função dessas ajudas misericordiosas é resultar em conversão ao mistério da fé ou em transformação da inteligência para caminhar em direção a um relacionamento mais profundo com Deus, ou seja, para caminhar para a santidade. Note-se bem que transformação da inteligência aqui não tem nada a ver com estudo ou conhecimento de teorias, letras, matemáticas, etc. Entenda-se, também, que santidade não tem viés sentimental; é estado de fé (que, claro, deve frutificar e resultar em efeitos comportamentais no ambiente em que vivemos também).

  4. A grande intervenção de Deus com relação ao sofrimento humano foi a encarnação do Verbo Divino e a Ressurreição de Jesus. Isso nos revela, concretamente, o Amor de Deus por nós. Tendo-se feito Homem, Ele se humilhou para que pudéssemos ter acesso a Ele através de nossas capacidades sensoriais e... metabólicas. Ele sofreu como nós e morreu como nós. Esteve nas nossas medidas, para que O experimentássemos e, embarcando nEle e com Ele, comendo e bebendo de seu Corpo e Sangue – alimento de vida eterna – fôssemos por Ele salvos dessa nossa misteriosa condição mortal tenebrosa, desse círculo vicioso.

Finalizando, para nós, que fomos evangelizados, a questão do livre arbítrio é crucial. Somos chamados a querer crescer na fé. A nossa responsabilidade é muito maior. Quem não foi catequizado, evangelizado, é claro que não pode querer o que não conhece, mas é amado por Deus do mesmo jeito e dele se exigirá menos.

Lucas 12: 47-48 (trecho de uma parábola contada por Jesus): "O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis, será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir."

Não é à toa que Nossa Senhora pede tanto para que rezemos pelos padres e pelo Papa... muito receberam. A responsabilidade deles é enorme! Vamos rezar por eles?

P.S.: a propósito da quadrinha em epígrafe, ver link relacionado, abaixo (Emaranhado).

~~~~~~

Links relacionados:

Religião

Emaranhado (@jbeldroegas)






Nenhum comentário:

Postar um comentário