domingo, maio 13, 2018

Isso não é chuva para quem tem capote

Tenho me lembrado muito das coisas que minha mãe dizia, entre outras, de expressões e frases típicas, que não são exclusivas dela, mas sempre me trazem sua imagem à memória. E isso é muito agradável. Sempre relembrando uma situação ou outra, em conversas com meus irmãos e primos, pensamos em listar algumas dessas falas, que foram pipocando em nossas memórias. Fiz uma pequena compilação que pretendo ir completando, à medida que nos lembrarmos de outras.
Para comemorar o Dia das Mães, aqui vai a lista. Tenho certeza de que muitos lembrarão de suas mães também... Vamos celebrar o dia com alegria, lembrando das risadas delas. 

Deus te abençoe.
Nossa Senhora te acompanhe.
Cuidado com as travessias.
Isso não é chuva para quem tem capote.
Quem falou que eu sou pião?
E eu no meio disso tudo, ai que estúpida alegria!
Orminda já gosta de mel.
Maria Gombê foi buscar no fundo do mar...
Durma-se com um barulho desses!
Deixa o pião rodar, por volta da meia-noite, o pião pega a parar.
Muito nos atura Deus.
Apólices medonhas.
Peixe morre pela boca.
Quando um não quer, dois não brigam.
Seja tudo pelo Amor de Deus.
 Se virar briga, os dois vão apanhar.
Isso é para Deus te abençoar.
Antrense.
Dona Esméria quer comprar tudo que vê. 
Coisas e loisas.
Ó, Miana!
Será o Benedito?
Deus tal não permita.
Maria, tô boba!
Roupas leves, sem agasalho.
Meu negro... minha negra... minha negrinha 
Não se bate em mulher nem com uma flor. 
Novidades "movietone". 
Ora viva quem vive! 
A cavalo dado não se olham os dentes.
Ande eu quente, ria-se toda a gente.
Mais fácil um boi voar.
O silêncio vale ouro.
Para Deus, nada é impossível.
Patience et longueur de temps font plus que force ni que rage.
O lobo e o cordeiro.
D-A DÁ, minha língua não dá.
Puxa pela inteligência!
Tarde piaste.
Alto lá!
Quem fala a verdade não merece castigo.
Pão pão, queijo queijo.
Conversa de bobo para ladino.
Bate na boca!
Rádio tá dando.
Saudades suas, quarenta e duas.
Pegar o touro à unha.
Levar o pião à unha.
Trazer alguém de canto chorado.
Extrair a raiz quadrada.
Janjão da hora.
Quem quer faz, quem não quer manda.
Estar sucumbido.
Alfenim de goiabada.
♪♫♬ Deixa a velhinha viver na ilusão, respeita a idade dela, que está quase no fim ♪♫♬
Quem canta seus males espanta.
Sua alma, sua palma.
Inocentes de Paris.
Seguro morreu de velho.
Mora com ele!
Quem disso usa, disso cuida.
Fazer papel pança.
Rebate sem bate.
Mais vale um gosto que dois vinténs.
Deixá-los falá-los, que eles calarão-se-ão.
Intrometida sem ser querida.
... a gregos e troianos

Calendas gregas
Presente de grego
Isso é grego para mim.
Estar presente em pensamento
(quando não podia ir a algum evento)
Dado! (quando achava que o preço não era caro)

Fulano chegou ou fulano mandou lembranças (quando achava alguém parecido com "fulano")
Uma mão na roda
Dar de mãos beijadas


E outras mais ainda, também relembradas por meus primos, filhos de Tia Luluca:

Sai da frente, Zimirinha!
Mais amor e menos confiança!
Cara d'um, focinho d'outro. 
Prefiro a morte ao deboche.
Teteco.
Amor de apache.

A pessoa não se improvisa. 
Você conhece o Ford?????!!!!!
Perdido por ter cão, perdido por não ter cão.    

~~~~

Link relacionado:
Minha mãe dizia
Nunca fiando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário