sábado, setembro 20, 2014

Abaixo o sutiã!

Version en français

Não, este não é um apelo feminista, tampouco ligado a obscenidades. Não, este é um alerta para a saúde da mulher. Provavelmente, vocês já devem ter ouvido falar sobre estudos feitos com indígenas que vivem nas reservas da Floresta Amazônica, a respeito da ausência de câncer de mama nestas populações. Foram realizados vários estudos para tentar identificar por que elas não desenvolvem o câncer de mama. Foram encontradas pequenas diferenças na atividade genética mitocondrial, que foram atribuídas ao tipo de alimentação; foram detectados, também, níveis hormonais diferentes, provavelmente explicados pelas gestações mais precoces e mais numerosas e pelo aleitamento mais prolongado – estes fatores as protegeriam do câncer de mama.
Mas há um fator que foi ignorado nos estudos, penso eu. As índias da Amazônia nunca usam sutiã, elas estão sempre nuas. Há especialistas que afirmam ser o sutiã  uma peça inofensiva. Mas, uma vez constatada a ausência de câncer de mama nessas populações, eu não ousaria excluir esse fator no desenvolvimento dessa doença. Obviamente, há vários outros fatores envolvidos, mas não se pode excluir este. Trata-se de uma diferença gritante que teria que ser levada em conta.
Certamente que o fato de usar sutiã durante toda a vida deve provocar algum tipo de agressão aos tecidos. E sabemos que uma agressão a uma célula pode provocar uma mutação que desencadeia o câncer... Compressão + imobilização pelo sutiã = dificuldade na circulação sanguínea e linfática, assim como diminuição da drenagem de produtos tóxicos do metabolismo celular => sofrimento do tecido.
Não existem estudos provando que o sutiã pode ser um fator causal a mais para o câncer de mama, mas tampouco existem estudos que provam o contrário.
 Não estou falando como uma especialista, falo como irmã de alguém que morreu por causa do câncer de mama. Digo a vocês que estou tentando colocar todas as chances do meu lado. Não uso mais sutiã, pronto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário