sábado, setembro 13, 2014

Dignidade animal

Version en français
Excelente o que esse cara fala! Fiquei encantada!!!
Ouçam, por favor, quando ele fala sobre uma tartaruga que ele fotografou (no minuto 33:41 do vídeo). É fascinante!
Entrevista com o fotógrafo Sebastião Salgado:
http://tvbrasil.ebc.com.br/espacopublico/episodio/sebastiao-salgado-participa-do-espaco-publico

 "Quem não tem cão caça com gato" :-)


Eu já tinha observado que a postura bípede dos humanos é um fator de intimidação para os outros animais. Daí, talvez, por isso a tartaruga tenha-se sentido mais à vontade quando ele se ajoelhou. Outra coisa que a gente não se dá conta é do tamanho das nossas patas/pés (digamos, a parte que se apóia no chão). Deve ser atemorizante.
Uma pergunta se impõe... Qual será o verdadeiro sentimento que causamos nos nossos animais domesticados? Principalmente os de estimação, como os cachorros. Acho que estes, já faz muito tempo que perderam a sua própria dignidade e se tornaram escravos amantíssimos do seu ser humano, que os domina ou lidera, como queiram, com exclusividade. Uma amiga minha que adora cães - e tem vários - explicou-me que os cachorros consideram a família humana com a qual vivem como uma matilha, cujo líder é o seu dono. Será? Não acredito muito nisso, penso que os cachorros são capazes de perceber que não são da mesma espécie nem da mesma "turma". E isso não os impede de se sentirem dominados nem de tentarem, por vezes, se rebelar para saírem dessa condição.
Eu tenho um sentimento conflituado com relação aos cachorros: tenho medo deles e, ao mesmo tempo, muita pena por esta sua condição escrava diante dos seres humanos. Já tentei duas vezes "ter" cachorros, para vencer o meu medo, mas não consegui ser a "líder", eles acabaram me controlando quase completamente. E a experiência também não surtiu o efeito desejado de perder o medo de cachorros estranhos.
Há quem diga que as pessoas que gostam muito de cachorros, exageram na afeição que têm e na maneira como os tratam, como se fossem seres humanos. Na minha opinião, essas pessoas que conseguem ter seus fiéis e submissos cães de estimação, têm mesmo a obrigação de cuidar muito bem desses seus "amigos", pois a nossa espécie roubou-lhes a dignidade individual. O mínimo que podem fazer é tratá-los com muito respeito mesmo. Aquela frase do Saint-Exupéry se aplica bem aqui: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário