As aparições de Fátima continuam dando o que falar. As tentativas de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, nunca realizadas conforme a orientação de Nossa Senhora aos pastorinhos, continuam causando frustrações. Até mesmo a Igreja da Ucrânia pediu ao Papa Francisco, recentemente, que fizesse o procedimento, para ambos os países em guerra, Rússia e Ucrânia.
Fui reler as memórias da Irmã Lúcia e os vários artigos sobre o assunto, de novo! Ao contrário do que eu pensava, o tempo para consagrar a Rússia não era atrelado ao tempo para revelar o terceiro segredo.
Segundo os relatos de Lúcia, a Consagração da Rússia ao Coração Imaculado de Maria deveria ter sido feita em 1929, para que a Santíssima Virgem convertesse aquele país e para evitar que os seus erros se espalhassem pelo mundo. O pedido foi encaminhado ao Papa Pio XI. Mais tarde, Nossa Senhora voltou a se comunicar com ela, queixando-se de que seu pedido não tinha sido atendido [1] [2]. Outro pedido de Nossa Senhora foi a devoção dos primeiros sábados durante cinco meses seguidos, em desagravo às blasfêmias e ofensas a Jesus e a ela [10].
Ainda segundo informação da Irmã Lúcia, a revelação da 3ª parte do segredo deveria ser feita por volta de 1960, quando seria melhor compreendida, e tinha relação com o pedido de consagração da Rússia. O bispo de Leiria exigiu que ela escrevesse tudo em 1944 (ela estava doente, ele temia que morresse sem revelar) e entregou o envelope selado ao Vaticano em 1957. Alguns Papas leram o documento, uns simplesmente o arquivaram, outros tentaram fazer a consagração, mas não da maneira correta [12].
Ora, parece evidente que a 3ª parte, só revelada pelo Vaticano no ano 2000, falava das consequências da desobediência [1] [2] - a Rússia realmente espalhou seus erros pelo mundo. Até o ano 2000, a vidente continuava insistindo para que os Papas fizessem a Consagração de forma correta e afirmava que Nossa Senhora ainda aceitaria. Mesmo fora do tempo exato, penso que, provavelmente, para atenuar a progressão do mal, a Virgem Imaculada não recusava derramar as Graças para a humanidade, mas tinha que haver a cooperação da Igreja, demonstrando confiança na ação da infinita Misericórdia Divina, e para evidenciar que a ação era do Céu.
Somente após o atentado contra o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981 (sim, 13 de maio!), é que passou-se a levar mais a sério a mensagem de Fátima. Mais tarde, quando da revelação, ficamos sabendo por quê: a 3ª parte mostrava um Papa sendo assassinado. Mesmo assim, João Paulo II não fez a consagração exatamente como Nossa Senhora pedira, mas foi aceita por ela, segundo a vidente acabou dizendo.
Impressionante foi a derrocada pacífica do domínio do regime soviético no mundo, que se seguiu à atuação deste Papa e com as mudanças efetuadas pelo líder soviético, Mikhail Gorbachev (resultando na queda do muro de Berlim, dissolução da União Soviética com liberação de milhões de pessoas escravizadas por aquela tirania).
Para tudo parece haver uma razão nessas aparições de Nossa Senhora em Fátima, nada ali aconteceu ou foi dito em vão. Há uma peça do quebra-cabeça que, ainda hoje, permanece como ponto de interrogação, aos nossos olhos, um quebra-cabeça que parece não montado ainda por completo.
Vou por etapas, para não atropelar pensamentos, para tentar compreender melhor...
Desde o início dos relatos, em 1917, os pastorinhos contavam que havia uma diferença na interação de cada um dos três com Nossa Senhora: Lúcia a via, a ouvia e conversava com ela. Jacinta via e ouvia. E Francisco só via, não ouvia nada que ela falava [3].
Nas memórias de Lúcia, as que foram publicadas em 1941 , após o relato da primeira e da segunda parte do segredo, segue-se um "etc" e, em seguida, uma frase de Nossa Senhora, dizendo para não contar para ninguém, exceto para o Francisco (que não ouvia), para ele podiam dizer. Na versão apresentada pelo Vaticano (escrita pela irmãzinha em 1944 -aquela enviada em 1957- e desprezada por vários Papas), dita completa, o "etc" corresponde à descrição da terceira parte, que são visões, não há nada falado (a não ser Penitência dito três vezes pelo anjo). Ver, o menino via! Dizer o quê, então? Há quem suspeite de que, após a "visão" da terceira parte, pode haver uma explicação de Nossa Senhora, que não foi revelada. Assim como ela explicou a visão do inferno, era de se esperar que fizesse considerações sobre a visão apocalíptica da terceira parte.
Seria a peça que falta ao quebra-cabeça, por acaso, alguma menção à Igreja, já que há, nas visões relatadas, tantos membros do clero, incluindo o Papa, religiosos e religiosas sendo martirizados? Se existe mesmo um texto complementar, como dizem alguns, que pode ter sido omitido pelo Vaticano, qual seria o motivo para escondê-lo?
Outra constatação intrigante é que, enquanto a atitude do Papa João Paulo II nos faz crer que ele tenha se identificado com o Papa da visão do segredo, que foi atingido mortalmente, felizmente, na realidade, protegido "pela mão materna de Nossa Senhora", o Cardeal Ratzinger, à época, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, interpretou a "visão" como não direcionada a um Papa específico e que seria uma simbologia genérica, atemporal, sujeita à ação de condições mutáveis no curso da história, com os apelos à conversão e à penitência [10].
Seja lá como for, o que consola é que Nossa Senhora disse que seu Coração Imaculado triunfará.
Quero registrar aqui que acredito piamente nas Aparições de Fátima. Nossa Senhora prenunciou e cumpriu a promessa de um sinal para que todos acreditassem; aquelas criancinhas não poderiam ter previsto aquele fenômeno do sol, o que quer que tenha sido aquilo.
Para quem pensa que Lúcia inventou memórias, bem depois dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria, convenhamos, em 1929 e em 1941, ela previu mudanças mundiais, que não poderiam ter sido imaginadas por ninguém, muito menos por uma freirinha ingênua, de pouco estudo e enclausurada. Mesmo que ela fosse uma douta estudiosa de teologia, sociologia, costumes, geopolítica, etc... Como ela poderia ter adivinhado aquilo tudo? Só pode ter sido Nossa Senhora mesmo que lhe disse.
Para terminar, acrescentei uma lista de páginas interessantes, em links relacionados, ao final.
~~~~~~~~~~~~~~
"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."
"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém"
~~~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
[3] Interrogatório aos pastorinhos pelo Padre Formigão
[5] A prisão dos três pastorinhos
[6] Com nome de Anjo
[7] O milagre do sol
[8] Visita virtual à exposição "Segredo - Revelação"
[9] O terceiro segredo de Fátima - Padre Paulo Ricardo
[10] Mensagem de Fátima - Vaticano
[11] Origem da devoção ao Imaculado Coração de Maria
[12] Os Papas e a Consagração da Rússia
[13] A religião na Revolução Russa
Nenhum comentário:
Postar um comentário