Na juventude, Titida, de óculos escuros, ao lado de minha mãe. |
Com muito pesar, soube da notícia do falecimento de Titida, filha de Tio Zizi, dia 17 de setembro de 2022.
As pessoas vão indo embora... Dá um mal-estar muito grande. A gente vai envelhecendo e vai vendo com mais nitidez o mundo mudar de cara e vai perdendo as caras que eram do nosso mundo... caras, vozes, histórias... sentimentos, afetos... A cada partida de alguém, parte também um pedaço da nossa história...
Embora mais nova que minha mãe, elas eram primas muito amigas. Eu gostava de conversar com ela, quando nos encontrávamos lá em casa. A gente se via muito também na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, posso dizer que éramos "colegas" nas lutas diárias para ajudar os pacientes.
Quem quer que tenha trabalhado naquela instituição, naqueles tempos - não sei como está hoje - viu-se envolvido nessa luta, porque não havia como escapar, dada a pobreza da maioria dos doentes que tratávamos. Digo isso como médica oncologista que fui. Muitas vezes, éramos obrigados a agir além do que cabia à especialidade, para que os pacientes pudessem prosseguir...
Mas a AVOSC (Associação das Voluntárias da Santa Casa), da qual a Titida era membro - e muito ativa - tem grande mérito. Essas mulheres faziam verdadeiros milagres para que os doentes tivessem tudo de que precisavam. Vira e mexe, nós, médicos, acabávamos tendo que recorrer a elas, para que nossos pacientes pudessem tomar os remédios que receitávamos, e para muitas outras coisas (próteses, transporte, alimentação, etc).
Deixo aqui minha pequena homenagem à Titida e à AVOSC.
Que Deus a tenha.
~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
BRILHANTE homenagem, doCarmo querida! Assino em baixo, mesmo sem ter a sua comoeténcia, mas com igual CARINHO E ADMIRAÇÁO. Rosinha.
ResponderExcluirObrigada, querida Rosinha. Beijos.
Excluir