May I praise God to the skies
In joy and in sorrow
With laughs and cries
Today and tomorrow
Because He loves me
Unconditionally
May I love Him there
As high as Heaven can be
And inside me, somewhere
Though my eyes cannot see
May I praise God to the skies
In joy and in sorrow
With laughs and cries
Today and tomorrow
Because He loves me
Unconditionally
May I love Him there
As high as Heaven can be
And inside me, somewhere
Though my eyes cannot see
... No quotidiano pandêmico 😷
Há muitos meses, estou servindo à nossa paróquia como voluntária, na equipe de acolhida das missas dominicais, recebendo os fiéis, gentilmente, entregando-lhes a edição dominical de Prions en Église, assim como o folheto paroquial.
Todos parecem apreciar muito essa recepção, aproveitam até para dar uma prosinha com a gente. Há muitos idosos que gostam de chegar mais cedo à igreja, bater um papinho, mesmo que rápido. É uma alegria para todos.
Quando comecei no voluntariado, as medidas sanitárias necessárias para frear a pandemia ainda estavam em vigor, tais como distanciamento, higienização das mãos e máscaras. Eles só me conheciam usando máscara e vice-versa. Quando passou a não ser mais obrigatória, lembro-me de ter tido muitas surpresas ao ver os rostos inteiros. Eu continuei a usar máscara ainda durante um bom tempo. Só no último domingo é que criei coragem e fui sem o acessório, mostrei a cara.
Creio que causei espanto na equipe, não sei qual foi a surpresa para eles. O impacto parece ter sido tão grande, que sequer despistavam que estavam me encarando. Cheguei até a ficar envergonhada, tive vontade de sacar a máscara da bolsa para acabar com aquilo 😷
Imagino que tenha sido pelas rugas acentuadas que ficaram no meu rosto, com o emagrecimento abrupto que sofri... sofri é o bom termo, pois foi depois da morte do meu amor. Certa vez, vendo uma foto que enviei a uma prima para mostrar o "efeito Shangri-lá ao contrário", ela me perguntou se eu tinha usado um daqueles aplicativos para fotos, que envelhecem... hahaha.
Com a máscara, o efeito ficava escondido. Uma das senhoras da equipe da igreja, tinha demonstrado surpresa ao saber minha idade, quando eu ainda portava o acessório, ela dissera que eu parecia mais nova. Doce ilusão! 😂
Outras duas hipóteses para o espanto da turma passaram pela minha cabeça: o nariz grande, enfim descoberto, ou meu belo sorriso aberto para acolher os fiéis, um pouco amarelo, mas só na cor mesmo... hahaha.
Que metida, eu, hein! Mas, sem falsa modéstia, acabei acreditando que tenho um sorriso bonito mesmo, de tanta gente falar, incluindo meu saudoso marido. Afinal, alguma coisa tinha que compensar os defeitos 😕. Pronto, escolhi o sorriso, foi por isso que se assustaram... 😆
~~~~~~~~~~~~
As aparições de Fátima continuam dando o que falar. As tentativas de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, nunca realizadas conforme a orientação de Nossa Senhora aos pastorinhos, continuam causando frustrações. Até mesmo a Igreja da Ucrânia pediu ao Papa Francisco, recentemente, que fizesse o procedimento, para ambos os países em guerra, Rússia e Ucrânia.
Fui reler as memórias da Irmã Lúcia e os vários artigos sobre o assunto, de novo! Ao contrário do que eu pensava, o tempo para consagrar a Rússia não era atrelado ao tempo para revelar o terceiro segredo.
Segundo os relatos de Lúcia, a Consagração da Rússia ao Coração Imaculado de Maria deveria ter sido feita em 1929, para que a Santíssima Virgem convertesse aquele país e para evitar que os seus erros se espalhassem pelo mundo. O pedido foi encaminhado ao Papa Pio XI. Mais tarde, Nossa Senhora voltou a se comunicar com ela, queixando-se de que seu pedido não tinha sido atendido [1] [2]. Outro pedido de Nossa Senhora foi a devoção dos primeiros sábados durante cinco meses seguidos, em desagravo às blasfêmias e ofensas a Jesus e a ela [10].
Ainda segundo informação da Irmã Lúcia, a revelação da 3ª parte do segredo deveria ser feita por volta de 1960, quando seria melhor compreendida, e tinha relação com o pedido de consagração da Rússia. O bispo de Leiria exigiu que ela escrevesse tudo em 1944 (ela estava doente, ele temia que morresse sem revelar) e entregou o envelope selado ao Vaticano em 1957. Alguns Papas leram o documento, uns simplesmente o arquivaram, outros tentaram fazer a consagração, mas não da maneira correta [12].
Ora, parece evidente que a 3ª parte, só revelada pelo Vaticano no ano 2000, falava das consequências da desobediência [1] [2] - a Rússia realmente espalhou seus erros pelo mundo. Até o ano 2000, a vidente continuava insistindo para que os Papas fizessem a Consagração de forma correta e afirmava que Nossa Senhora ainda aceitaria. Mesmo fora do tempo exato, penso que, provavelmente, para atenuar a progressão do mal, a Virgem Imaculada não recusava derramar as Graças para a humanidade, mas tinha que haver a cooperação da Igreja, demonstrando confiança na ação da infinita Misericórdia Divina, e para evidenciar que a ação era do Céu.
Somente após o atentado contra o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981 (sim, 13 de maio!), é que passou-se a levar mais a sério a mensagem de Fátima. Mais tarde, quando da revelação, ficamos sabendo por quê: a 3ª parte mostrava um Papa sendo assassinado. Mesmo assim, João Paulo II não fez a consagração exatamente como Nossa Senhora pedira, mas foi aceita por ela, segundo a vidente acabou dizendo.
Impressionante foi a derrocada pacífica do domínio do regime soviético no mundo, que se seguiu à atuação deste Papa e com as mudanças efetuadas pelo líder soviético, Mikhail Gorbachev (resultando na queda do muro de Berlim, dissolução da União Soviética com liberação de milhões de pessoas escravizadas por aquela tirania).
Para tudo parece haver uma razão nessas aparições de Nossa Senhora em Fátima, nada ali aconteceu ou foi dito em vão. Há uma peça do quebra-cabeça que, ainda hoje, permanece como ponto de interrogação, aos nossos olhos, um quebra-cabeça que parece não montado ainda por completo.
Vou por etapas, para não atropelar pensamentos, para tentar compreender melhor...
Desde o início dos relatos, em 1917, os pastorinhos contavam que havia uma diferença na interação de cada um dos três com Nossa Senhora: Lúcia a via, a ouvia e conversava com ela. Jacinta via e ouvia. E Francisco só via, não ouvia nada que ela falava [3].
Nas memórias de Lúcia, as que foram publicadas em 1941 , após o relato da primeira e da segunda parte do segredo, segue-se um "etc" e, em seguida, uma frase de Nossa Senhora, dizendo para não contar para ninguém, exceto para o Francisco (que não ouvia), para ele podiam dizer. Na versão apresentada pelo Vaticano (escrita pela irmãzinha em 1944 -aquela enviada em 1957- e desprezada por vários Papas), dita completa, o "etc" corresponde à descrição da terceira parte, que são visões, não há nada falado (a não ser Penitência dito três vezes pelo anjo). Ver, o menino via! Dizer o quê, então? Há quem suspeite de que, após a "visão" da terceira parte, pode haver uma explicação de Nossa Senhora, que não foi revelada. Assim como ela explicou a visão do inferno, era de se esperar que fizesse considerações sobre a visão apocalíptica da terceira parte.
Seria a peça que falta ao quebra-cabeça, por acaso, alguma menção à Igreja, já que há, nas visões relatadas, tantos membros do clero, incluindo o Papa, religiosos e religiosas sendo martirizados? Se existe mesmo um texto complementar, como dizem alguns, que pode ter sido omitido pelo Vaticano, qual seria o motivo para escondê-lo?
Outra constatação intrigante é que, enquanto a atitude do Papa João Paulo II nos faz crer que ele tenha se identificado com o Papa da visão do segredo, que foi atingido mortalmente, felizmente, na realidade, protegido "pela mão materna de Nossa Senhora", o Cardeal Ratzinger, à época, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, interpretou a "visão" como não direcionada a um Papa específico e que seria uma simbologia genérica, atemporal, sujeita à ação de condições mutáveis no curso da história, com os apelos à conversão e à penitência [10].
Seja lá como for, o que consola é que Nossa Senhora disse que seu Coração Imaculado triunfará.
Quero registrar aqui que acredito piamente nas Aparições de Fátima. Nossa Senhora prenunciou e cumpriu a promessa de um sinal para que todos acreditassem; aquelas criancinhas não poderiam ter previsto aquele fenômeno do sol, o que quer que tenha sido aquilo.
Para quem pensa que Lúcia inventou memórias, bem depois dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria, convenhamos, em 1929 e em 1941, ela previu mudanças mundiais, que não poderiam ter sido imaginadas por ninguém, muito menos por uma freirinha ingênua, de pouco estudo e enclausurada. Mesmo que ela fosse uma douta estudiosa de teologia, sociologia, costumes, geopolítica, etc... Como ela poderia ter adivinhado aquilo tudo? Só pode ter sido Nossa Senhora mesmo que lhe disse.
Para terminar, acrescentei uma lista de páginas interessantes, em links relacionados, ao final.
~~~~~~~~~~~~~~
"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."
"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém"
~~~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
[3] Interrogatório aos pastorinhos pelo Padre Formigão
[5] A prisão dos três pastorinhos
[6] Com nome de Anjo
[7] O milagre do sol
[8] Visita virtual à exposição "Segredo - Revelação"
[9] O terceiro segredo de Fátima - Padre Paulo Ricardo
[10] Mensagem de Fátima - Vaticano
[11] Origem da devoção ao Imaculado Coração de Maria
[12] Os Papas e a Consagração da Rússia
[13] A religião na Revolução Russa
Na juventude, Titida, de óculos escuros, ao lado de minha mãe. |
Com muito pesar, soube da notícia do falecimento de Titida, filha de Tio Zizi, dia 17 de setembro de 2022.
As pessoas vão indo embora... Dá um mal-estar muito grande. A gente vai envelhecendo e vai vendo com mais nitidez o mundo mudar de cara e vai perdendo as caras que eram do nosso mundo... caras, vozes, histórias... sentimentos, afetos... A cada partida de alguém, parte também um pedaço da nossa história...
Embora mais nova que minha mãe, elas eram primas muito amigas. Eu gostava de conversar com ela, quando nos encontrávamos lá em casa. A gente se via muito também na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, posso dizer que éramos "colegas" nas lutas diárias para ajudar os pacientes.
Quem quer que tenha trabalhado naquela instituição, naqueles tempos - não sei como está hoje - viu-se envolvido nessa luta, porque não havia como escapar, dada a pobreza da maioria dos doentes que tratávamos. Digo isso como médica oncologista que fui. Muitas vezes, éramos obrigados a agir além do que cabia à especialidade, para que os pacientes pudessem prosseguir...
Mas a AVOSC (Associação das Voluntárias da Santa Casa), da qual a Titida era membro - e muito ativa - tem grande mérito. Essas mulheres faziam verdadeiros milagres para que os doentes tivessem tudo de que precisavam. Vira e mexe, nós, médicos, acabávamos tendo que recorrer a elas, para que nossos pacientes pudessem tomar os remédios que receitávamos, e para muitas outras coisas (próteses, transporte, alimentação, etc).
Deixo aqui minha pequena homenagem à Titida e à AVOSC.
Que Deus a tenha.
~~~~~~~~~~~~
Links relacionados:
URL image |
J'ai lu un texte de l'écrivaine brésilienne et diplômée en Droit, Rowena Bastos, où j'ai trouvé la meilleure explication pour l'amour dévoué à la Reine Élisabeth II dans le monde entier. De loin, où elle vit, dans l'autre hémisphère du globe terrestre, au bord de la mer de la grande et belle ville de "Vitória" (capitale de l’État d'Espírito Santo), elle est une admiratrice de la reine, comme beaucoup d'autres Brésiliens.
D'après son article, la reine, par sa fermeté, sa discrétion, son dévouement à son peuple, en toute dignité, faisait en sorte que même les personnes au tour du monde qui n'étaient pas ses sujets, avaient un sentiment de stabilité et de continuité, au-dessus des "tempêtes" causées par l'avidité de pouvoir.
Moi aussi, je l'admire beaucoup. Amenée au Canada par l'amour à mon Québécois, j'ai eu droit et devoir de professer ma loyauté à la Reine Élisabeth II, lors de l'obtention de ma citoyenneté canadienne. Je suis heureuse de cela.
"God save the Queen" - c'est sûr que Dieu a écouté cette demande faite par de si nombreuses personnes, au fil de sa longue vie, et parce qu'elle a fait de son mieux !
~~~~~~~~~~~~~~~
Liens connexes:
Élisabeth II s'éteint à 96 ans
A morte de Mikhail Gorbachev trouxe à tona momentos históricos impactantes do século XX. Ele foi consagrado mundialmente por ter dado abertura ao diálogo com outras nações, para dar fim à Guerra Fria. Alguns dizem que seu papel talvez tenha sido superestimado. Mas essa abertura não existia antes, com a União Soviética, foi ele que inaugurou isso. Foram também decisivos os desempenhos do Papa João Paulo II, de Margaret Thatcher e de Ronald Reagan. Parece que, na Rússia, o papel de Gorbachev não foi apreciado por todos, porque suas estratégias, que visavam reformular e reforçar a União Soviética, acabaram por desmantelá-la.
Lembro-me muito bem que, naquela época, num Brasil majoritariamente católico, muito se tinha rezado pela efetivação da Consagração da Rússia ao Coração Imaculado de Maria, conforme pedido por Ela própria, nas aparições de Fátima, em 1917. Comentários pressagiosos vislumbravam o líder soviético agindo sob o peso de seu nome - Mikhail, ou seja Miguel - o mesmo do santo Arcanjo, Chefe dos exércitos celestes contra o Mal. Sabe-se lá... Prefiro não esmiuçar este tema, deixo o caso para os mais entendidos, mas "fuerzas del más allá, creo que las hay", mudando um pouco a frase 😄
Tive, porém, curiosidade de saber sobre a infância de Gorbachev, nascido apenas 14 anos após a Revolução Bolchevique, num país que era tão fervoroso, na religião ortodoxa. De fato, seus avós maternos, de etnia ucraniana, eram católicos ortodoxos e, pasmem, batizaram o menino às escondidas, mudando o nome dele de Viktor, que havia sido escolhido pelos seus pais, para Mikhail [5]. "Voilà. C'est quelque chose !"
Impactantes também no século passado, foram as aparições de Fátima, em 1917, que puseram o Papa com a incumbência de consagrar a Rússia ao Coração Imaculado de Nossa Senhora, na presença de todos os bispos do mundo, coisa que nunca foi feita exatamente conforme o pedido da Virgem Maria aos três pastorinhos portugueses. E não foi por falta de insistência da pobre Irmã Lúcia. Segundo seu relato, Nossa Senhora havia dito que voltaria para fazer esse pedido, quando fosse o tempo, o que aconteceu na capela, em Tuy, no dia 13 de junho de 1929, nos seguintes termos, como descreve a Lúcia [1] [2]:
"– É chegado o momento em que Deus pede para o Santo Padre fazer, em união com todos os Bispos do mundo, a consagração da Rússia ao Meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la por este meio.
São tantas as almas que a Justiça de Deus condena por pecados contra Mim cometidos, que venho pedir reparação: sacrifica-te por esta intenção e ora.
Dei conta disto ao meu confessor, que me mandou escrever o que Nosso Senhor queria se fizesse. Mais tarde, por meio duma comunicação íntima, Nossa Senhora disse-me, queixando-se:
– Não quiseram atender ao Meu pedido!... Como o rei de França, arrepender-se-ão e fála-ão, mas será tarde. A Rússia terá já espalhado os seus erros pelo Mundo, provocando guerras, perseguições à Igreja: o Santo Padre terá muito que sofrer."
Sabemos que, bem mais tarde, alguns Papas tentaram, mas nunca da maneira correta. De qualquer forma, já não era mais em tempo hábil. Talvez, pela intercessão de Nossa Senhora e pela Misericórdia infinita de Deus, as consagrações, mesmo que imperfeitas e fora do tempo, possam ter levado inspiração ao "Mikhail" e ter tido algum efeito na queda da "cortina de ferro" que dividiu a Europa e, consequentemente, o mundo.
Além disso, houve algum retorno à religião ortodoxa na Rússia, após a queda da União Soviética, mas parece existir uma cisão dentro da própria Igreja Ortodoxa [4]. Existe um pacto de não interferência entre Estado e Igreja, atualmente, feito com o patriarca de Moscou, que apóia Putin.
A última vez que um Papa pediu a tal consagração foi há pouco tempo, por solicitação, imaginem só, da Igreja da Ucrânia, invadida pela Rússia, numa guerra feroz. Foi solicitada ao Papa Francisco a consagração da Rússia e da Ucrânia. Para a solenidade, o Papa pediu a todos os Bispos do mundo que participassem, via internet. Será que participaram?
"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro."
Mas quais são esses erros que a Rússia espalhou pelo mundo? Certamente, não são a alegada igualdade para todos, com o reconhecimento dos direitos de cada um, pois isso estaria de acordo com a inspiração cristã. Apesar de estar historicamente evidente que esses princípios não são cumpridos, obviamente, não foi a isso que Nossa Senhora se referiu. A que ela se referiu, então?
Vou tentar responder por mim mesma, com o que eu penso, não sou porta-voz oficial de Nossa Senhora, posso estar enganada. A meu ver, houve erros cruciais, como o desrespeito à vida e à liberdade de pensamento e de escolha - o livre arbítrio é fundamental para a alma. O Comunismo não era para defender os oprimidos? Como é, então, que fabricaram mais oprimidos ainda? Oprimidos até mesmo por não poderem ter seu próprio pensamento, sua opinião, sua escolha, sua fé!
Pela minha ótica, os erros que foram espalhados pelo mundo estão subordinados a um principal - o ateísmo. Por trás de alegações socioeconômicas em que tantos "inocentes úteis", embora inteligentes, acreditaram piamente, está aí "escondido" o grande erro, que põe o Estado no lugar de Deus. Um Estado-deus tirano, uma autoridade que fez órfãos de fé, de esperança, de amor - seres robotizados, desprovidos do livre arbítrio para escolher a salvação de suas almas.
~~~~~~~~~
Nota: Queria falar aqui sobre a terceira parte do segredo de Fátima, que a Irmã Lúcia dissera que seria para ser revelada em 1960. Ao contrário do que eu pensava, o tempo para consagrar a Rússia não era atrelado ao tempo para revelar o terceiro segredo. Tudo vai ficando mais claro na minha cabeça. Mas fica para uma outra vez, para não fazer confusão.
~~~~~~~~~
"Pai Eterno, eu Vos ofereço Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro."
"Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro."
"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."
São Miguel Arcanjo, protegei-nos!
~~~~~~~~~
Links relacionados:
[3] Rei da França e o Sagrado Coração de Jesus
[5] Referências na Wikipedia: Doder & Branson 1990, p. 4; McCauley 1998, p. 15; Taubman 2017, p. 7.
[6] Todas as páginas