Já que andei escrevendo sobre
viagens, malas, aviões, vou dar algumas dicas sobre o trânsito aqui na
província do Québec, para visitantes brasileiros que alugam carro. Nunca dirigi
no ROC (rest of Canada), não posso
dar palpite.
Se você pretende dirigir carro por aqui, é bom dar uma olhada nas regras
e sinais de trânsito locais. São muito parecidas com as de outros países, mas há pequenas variações.
O link para os websites oficiais da província QC e do Canadá estão ao final
deste texto (os sites são bilíngues, francês e inglês). Se você tem uma
carteira de motorista válida no Brasil, ela é aceita aqui, como turista,
durante períodos de tempo variáveis, conforme a província. Melhor ainda se
tiver, também, uma carteira internacional.
All-way stop sign ou Arrêt toutes directions: abra a imagem para ver em detalhe. Em alguns lugares, a placa é bilíngue
(stop, arrêt) e, onde há comunidades autóctones, a placa pode ser trilíngue
(com a palavra na língua deles também). A presença desta placa nas interseções significa
que todos devem parar e sai antes quem chegou primeiro. Se há dúvida de quem
chegou primeiro, é de bom-tom ceder o lugar ao outro. Quando me mudei para cá,
achei que eu ia ter problemas com isso. Mas não tive, a coisa funciona
perfeitamente!!!
Detalhe importante: quando há uma placa sinalizando para parar, a gente tem que parar
mesmo! Todas as ruas podem estar desertas, com visibilidade total de que não
vem carro nenhum, mas a gente TEM QUE PARAR DE VERDADE. Para quem gosta de
bancar o esperto, é melhor pensar em respeitar as regras, pois sempre há um
carro de polícia emboscado em pontos estratégicos. Você corre o risco de ouvir
a sirene atrás de você mais rápido do que você imagina. Já vi gente fazendo
isso na minha frente e surgir do nada um carro de polícia e pegar o infrator. Mas
essa infração é muito rara aqui. A polícia de emboscada pega mais os que estão
acima da velocidade permitida.
Conversão à esquerda: não, não estou recomendando conversão às ideologias de esquerda, não. Nem
de direita. 😄 No Brasil, imagine que você vai de
carro numa estrada de mão dupla – estou falando de estradas! – e, num dado
momento, tem que entrar numa estradinha à esquerda. Você reduz, dando
sinal/setinha de que vai se dirigir ao acostamento à direita e, mais ou menos
na altura da estradinha, você para no acostamento da direita. Ali, você aguarda
que não venha carro de lado nenhum e atravessa a estrada, para galgar a
estradinha. Não é assim? Ou era... ? Tanto tempo que não dirijo no Brasil...
Aqui é diferente: você reduz com boa antecedência, avisando que vai parar (bombeando o
freio) e dando sinal/setinha de que vai virar à esquerda. Na altura da
estradinha, você para e, se não vier nenhum veículo no sentido contrário, você
entra na estradinha. Pode haver centenas de carros atrás de você, eles vão ter
que esperar você virar. É proibido parar no acostamento, a não ser em caso de
extrema necessidade e com as luzes de alerta acionadas. Diga-se de passagem, os
acostamentos aqui são muito estreitos, quase inexistentes, é preciso ter
cuidado para não cair nas valas de drenagem que ladeiam as estradas.
Melhor mesmo, são as estradas rurais
– eu prefiro. São ótimas, a maioria asfaltada, quase nenhum trânsito. Ninguém
no sentido contrário, ninguém esperando atrás. São caminhos mais longos, demora
mais, mas é só sair mais cedo.
Ônibus escolares: quem já circulou nos Estados Unidos deve saber, é a mesma coisa lá. O
ano letivo termina em final de junho e recomeça no início de setembro. Entre
estas duas datas, acontecem as férias de verão, ficamos livres dos ônibus
escolares circulando nas ruas e estradas. 😄
Mas em tempo de aulas, muito cuidado!
Se há um ônibus escolar indo na sua frente ou vindo em sentido contrário,
prepare-se para ter que parar. É muito fácil identificá-los, eles são
alaranjados. Não é só dentro da cidade que eles passam para pegar ou deixar as
crianças, nas estradas também.
Quando eles param, várias luzes
piscam e uma placa de "stop/arrêt" é acionada. A gente tem que parar
a pelo menos 5 metros, melhor ainda a uns 10 metros de distância, no mínimo.
Enquanto as luzes do ônibus estiverem piscando e a placa stop estiver à mostra,
não podemos movimentar o nosso veículo. Só podemos arrancar o carro quando as
luzes do ônibus se apagarem e a placa de stop for recolhida.
Setinha para a direita, guinada para a esquerda antes de virar... ??? Ou setinha para a esquerda e
guinada para a direita. Parece que todo quebequense aprende a dirigir em
grandes tratores ou caminhões. Não se assuste. Isso é muito comum. Você vê um
carro indo à sua frente dar setinha para um lado e, pouco antes de virar, ele
dá uma guinada no sentido contrário, você pensa que ele sinalizou para o lado
errado. Em seguida, você percebe que ele fez uma curva para dar vazão à longa
cauda imaginária do veículo dele... só ele vê.
É bom avisar, porque, entre os
regulamentos de trânsito aqui, existe um que permite ao veículo que está atrás
ultrapassar o outro que está dando sinal de que vai virar, passando do lado
oposto ao lado da virada, obviamente. Mas esta guinada pode provocar um acidente.
Para finalizar, um regulamento relativamente novo; depois de alguns casos de
atropelamento de policiais nas estradas, infelizmente, alguns fatais,
estabeleceu-se que deve haver um corredor de segurança. Quando um
veículo de emergência, um caminhão de reboque ou um veículo de vigilância está
parado com seta amarela brilhante, faróis ou giroflex acionados, o motorista
que está prestes a ultrapassar deve respeitar um corredor de segurança. Ele deve desacelerar e se mover o mais longe possível do veículo
imobilizado, depois de se certificar de que pode fazê-lo sem perigo. O desrespeito
ao corredor de segurança ou não dar passagem para um veículo de emergência pode
resultar em multa de $ 200 a $ 300 e 4
pontos de demérito.
~~~~ Links relacionados:
Driving in Canada
Visiteur au Québec
SAAQ
Sécurité et signalisation
Por ar, por terra ou por mar
A mala e o que nos faz odiá-la
Medo de avião
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