terça-feira, dezembro 26, 2023

Da cor do céu

 

Avenue Saint-Louis, 24 décembre 2023, por volta das 15 horas, pouco antes do sol se pôr, tive a impressão de estar em um intervalo de tempo do tempo, cheio de simbolismos.

Ninguém, sequer um floco de neve; nada de "White Christmas", este ano. Só eu fazendo minha caminhada nessa avenida longa, plana, sem curvas, achando bom não haver risco de escorregar. Todos já devem estar nas casas dos parentes que vão recebê-los para festejar o Natal.

Passa um carro.

No caminho de volta, vejo lá na minha frente, uma outra senhora, provavelmente também viúva e solitária. Parece bem mais velha, no mínimo 90, caminhando com o auxílio de um andador. Tanto ela, como eu, vestidas para o inverno, coincidentemente de preto. Ela vai devagar, vou alcançá-la.

Da virada da esquina mais à frente, surge uma jovem com seu cão enorme, vindo em nossa direção. Não conheço raças caninas, mas pareceu-me um cão bouvier. Os dois ocupam toda a largura do passeio. Chego a tempo no vão de entrada de uma garagem, onde a senhora mais idosa já se havia posicionado, para deixar passar toda aquela exuberância vital.

Apesar de colossal, o cão tem uma face infantil, simpática, parece querer nos cumprimentar, mas sua companheira puxa a guia, impedindo a aproximação. Ufa, que alívio! Mesmo um carinho desse mastodonte poderia nos derrubar. Mas foi uma passagem alegre na avenida. Não só o "cãozinho" sorriu, a jovem e eu também.

Passa o susto bem-humorado.

Voltamos a ser duas solitárias, cada qual no seu caminho. Sinto-me uma criança lépida, quando vejo o seu rosto de perfil, ao ultrapassá-la. Ela não havia percebido que vinha alguém atrás... penso eu. Tampouco manifesta ter-me visto passar ao seu lado. Uns dois ou três passos já na sua frente, comovo-me com ela, talvez comigo mesma, e sinto vontade de desejar-lhe Feliz Natal. Talvez ninguém tenha feito isso ainda...

- Joyeux Noël ! Digo, com um sorriso festivo.

- Merci, à vous de même - com um brilho no olhar de olhos azuis da cor do céu.

Mais tarde, fui à missa de Natal na minha paróquia, encontrar-me com a Verdadeira Alegria e com amigos voluntários, que ajudam nos trabalhos, como eu. Foi uma festa e tanto!

Continuamos sem neve. Tempos estranhos. Costuma-se dizer aqui: "On va payer pour ça."

Um Feliz 2024 a todos, com empatia, simpatia, alegria, paz e amor.

"L'amour est bleu."

~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

L'amour est bleu

Anel antigo

L'amour est bleu (chanson)


Nenhum comentário:

Postar um comentário