terça-feira, novembro 21, 2023

Apresentação de Nossa Senhora

 

Image URL

O Padre Paulo Ricardo nos ensina sobre a devoção a Nossa Senhora Menina, que está intimamente ligada à memória litúrgica da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, que celebramos no dia 21 de novembro.

A imagem que ilustra esta página aparece no vídeo, cujo link segue abaixo; é a que o padre ganhou de presente de uma aluna que a adquiriu na Cidade do México.

Esta aula do Padre Paulo Ricardo é imperdível!

👇 ↓↓↓↓↓↓↓

A devoção a Nossa Senhora Menina


sexta-feira, novembro 17, 2023

Dicas para rezar o terço

 

Français

English

Já havia algum tempo que eu tinha começado a rezar o terço diariamente, quando assisti a este interessante vídeo do Padre Paulo Ricardo, em 2016, com ideias muito boas (link ao final do texto).

Devo confessar que, antes de adotar as dicas do padre, por várias vezes, eu dormia durante minhas orações. E não sou a única, existe até um conselho, dado aos fiéis, de pedir ao seu Anjo da Guarda para terminar de rezar, caso durmam. Não, não cheguei a fazer isso, pois quando soube de mais este cuidado que nosso guia e protetor angelical tem conosco, eu já tinha aprendido as dicas do Padre Paulo Ricardo e, desde que comecei a usá-las, não adormeci mais durante o terço.

Realmente, como muita gente diz, a repetição das ave-marias e do pai-nosso é um processo monótono que não favorece à meditação. Acabamos falando as palavras automaticamente, sem refletir sobre o conteúdo, começamos a pensar em preocupações do nosso cotidiano, ou a distrair nossa atenção com o que estamos vendo ou ouvindo, em torno de nós.

Mas aí é que está... o falar automaticamente, neste caso, não tem problema nenhum, segundo o padre, se temos em mente que estamos dedicando aqueles momentos à oração e, melhor ainda, se meditamos sobre os mistérios da vida de Cristo, enquanto rezamos. É como se fosse música de fundo, da qual nós já conhecemos muito bem a letra. Por mais que pareça "automático", trata-se de um ato voluntário. Nosso cérebro sabe o que estamos falando, por nossa vontade. Não é como uma ação do Sistema Nervoso Autônomo, independente da vontade, como, por exemplo. as batidas do coração. Desculpem-me os exemplos que dou, são vícios do ofício, mesmo já estando aposentada :-)

Quando contemplamos os mistérios da vida de Cristo, enquanto rezamos, esses momentos se tornam cativantes. Não é difícil, creiam-me. Em pouco tempo, aprendemos todos eles de cor e salteado, pois é a história de Jesus. Por isso dizemos que o terço não é uma oração dedicada somente a Nossa Senhora. Na verdade, é ela nos guiando ao seu Filho.

Gostei tanto das dicas do Padre Paulo Ricardo, que dei asas à minha imaginação, transformando completamente minha disposição para rezar o Santo Rosário. Enquanto minhas palavras seguem como que cantando a música sagrada das dez ave-marias, louvando e pedindo a intercessão da Mãe de Deus, meu pensamento vai imaginando, visualizando o cenário de cada mistério contemplado em cada dezena.

Quem precisa de "streaming" ou outras tecnologias para ver a história do nosso Salvador? Basta seguir o roteiro do Rosário, cada dia da semana. Escolho, na minha imaginação, o cenário, o visual dos personagens, as roupas, do jeito que acho mais próximo da realidade. Assim, vou revivendo cada passagem, com todos aqueles diálogos. Depois de estar mais acostumada com a sequência, posso até passar o filme mais rapidamente. Não vou entrar em detalhes sobre os meus filmes, deixo a imaginação de cada um entrar em cena.

Segunda-feira: Mistérios Gozosos (Anunciação, Visitação, Nascimento, Apresentação ao templo, Perdido e achado entre os doutores).

Terça: Dolorosos (Agonia no Horto das Oliveiras, Flagelação, Coroa de espinhos, Carregando a Cruz, Crucifixão).

Quarta: Gloriosos (Ressurreição, Ascensão, Vinda do Espírito Santo, Assunção de Nossa Senhora, Coroação de Nossa Senhora).

Quinta: Luminosos (Batismo de Jesus, Bodas de Caná, Proclamação do Reino de Deus, Transfiguração, Instituição da Eucaristia).

Sexta: reprise dos Dolorosos.

Sábado: reprise dos Gozosos,

Domingo: reprise dos Gloriosos.

Uma dica ótima que o Papa João Paulo II deu foi, a cada ave-maria, após... "do vosso ventre Jesus... lembramos em que mistério estamos - o que é chamado de "cláusula". Por exemplo, na primeira dezena dos Luminosos: "fruto do vosso ventre Jesus - batizado - Santa Maria... "

Ao final do texto, coloquei o link para o vídeo do Padre Paulo Ricardo, na página onde ele também apresenta links para dicas das cláusulas.

Rezamos outras orações no início (Credo, 3 ave-marias, glória-ao-pai, oração de Fátima, pai-nosso), entre cada dezena (glória-ao-pai, oração de Fátima, pai-nosso) e no final (glória-ao-pai, oração de Fátima, pai-nosso, salve-rainha); imagino que todos os católicos saibam. Senão, é fácil achar pelo Google. Este texto foi só para ajudar na parte mais repetitiva do terço.

~~~~~~~~

Links relacionados:

Aprenda a rezar o terço


quinta-feira, novembro 16, 2023

Conversion

 

Português

I have read and heard about many cases of conversion from Protestants to Catholicism. The one that impressed me most was that of the American theologian Scott Hahn. He has a deep knowledge of Theology, has published many books, gives many lectures at universities and seminars; he is carrying out an enormous work of evangelization in the Catholic Church. I also present here two cases of doctors who were born into Catholic families, but moved away from the religion, and later converted.

It's difficult to choose one of Dr Scott Hahn's lectures, they are all fantastic. At the end of the text, I listed three links about the theologian (all in English): [1] To his personal page, [2] to the St. Paul Center, a nonprofit research and educational institute created by him and [3] to his first lecture that I attended (by Internet) and which I admired a lot, about the Paschal Mystery and his conversion process.

Let's go to the doctors... One of them is Brazilian. This is not the first time I have seen a testimony of a conversion that occurred as a result of the evangelization work of Father Paulo Ricardo. In link [4], the priest's team shows the testimony of a doctor who received special graces, in my opinion, that led him to conversion (text in Portuguese).

The other doctor is an American. I heard an interview he gave, in which he said that his heart was harder than a stone. You can understand why by watching the video - in English [5]. Our science, so weak, was his "god". He attributes his conversion to his mother's prayers. He also received very special graces during his conversion process.

For God nothing is impossible, but I believe that, for those who do not soften their hearts nor open their minds, this phenomenon of conversion is very difficult. Therefore, I think we must persevere in prayers for the conversion of sinners (which are all of us, by the way). In Our Lady's apparitions, she always emphasizes the idea of praying for this objective, among other themes.

And let us not mislead ourselves, thinking that we are already converted, that we have already reached the "goal". If we think like this, it's because our hearts are still very hard. Conversion is a process that only ends when we die. The further we can advance on this path, before we die, the better.

~~~~~~~~~~

Related links:

[1] Scott Hahn

[2] St. Paul Center

[3] Dr. Scott Hahn reflects on the Paschal Mystery

[4] Como um casal católico e um terço fizeram um médico voltar à Igreja

[5] Ex-Abortionist Tells His Story w/ Dr. John Bruchalski


terça-feira, novembro 14, 2023

Conversão

 

Tenho lido e ouvido falar de muitos casos de conversão de protestantes ao Catolicismo. O que mais me impressionou foi o do teólogo norte-americano Scott Hahn. Ele tem um conhecimento profundo de Teologia, já publicou muitos livros, dá muitas palestras em universidades e seminários; tem feito um trabalho enorme de evangelização na Igreja Católica. Apresento aqui, também, dois casos de médicos que nasceram em famílias católicas, mas se afastaram da religião, e depois se converteram.

É difícil escolher uma palestra do Dr Scott Hahn, são todas fantásticas. Ao final do texto, listei três links do teólogo (todos em inglês): [1] da página pessoal dele, [2] do Centro St. Paul, criado por ele e [3] da primeira palestra dele a que assisti e que me encantou, sobre o Mistério Pascal e sobre seu processo de conversão.

Vamos aos médicos... Um deles é brasileiro. Não é a primeira vez que vejo um depoimento de conversão ocorrida por influência do trabalho de evangelização do Padre Paulo Ricardo. No link [4], a equipe do padre mostra o testemunho de um médico que recebeu graças especiais, a meu ver, que o levaram à conversão (texto em português).

O outro médico é um norte-americano. Ouvi uma entrevista que ele deu, em que diz que o seu coração era mais duro que uma pedra. Dá para entender por quê, assistindo ao vídeo - em inglês [5]. A nossa ciência, tão fraca, era o seu "deus". Ele atribui às orações da sua mãe o fato de ter-se convertido. Ele também recebeu graças muito especiais durante o seu processo de conversão.

Para Deus nada é impossível, mas acredito que, para quem não abranda o seu coração e não abre a sua mente, esse fenômeno da conversão é muito difícil. Por isso, penso eu, a gente deve perseverar nas orações para a conversão dos pecadores (que somos todos nós, diga-se de passagem). Nas aparições de Nossa Senhora, ela bate sempre nessa tecla de rezar para este objetivo, entre outros temas.

E que nós não nos iludamos, achando que já somos convertidos, que já atingimos o "goal". Se pensamos assim, é porque o coração está muito duro ainda. A conversão é um processo que só termina quando a gente morre. Quanto mais a gente conseguir avançar nesse caminho, antes de morrer, melhor.

~~~~~~~~~~

Related links:

[1] Scott Hahn

[2] St. Paul Center

[3] Dr. Scott Hahn reflects on the Paschal Mystery

[4] Como um casal católico e um terço fizeram um médico voltar à Igreja

[5] Ex-Abortionist Tells His Story w/ Dr. John Bruchalski


sábado, novembro 04, 2023

Guerres : comment les éviter - II

 

Português

Il n'y a pas si longtemps, j'ai écrit un texte du même titre, à cause de la guerre provoquée par la Russie contre l'Ukraine [1] - qui n'est pas encore terminée - et une autre a déjà commencé, provoquée par le Hamas contre Israël. J'avais dit que j'étais "troublée par le sentiment d'absurdité". Oui, la guerre est absurde !

Dans mes recherches sur les moyens possibles d'éviter les guerres, j'ai trouvé un échange de lettres entre Einstein et Freud [2, 3]. Naïve moi, j'étais fière d'avoir eu des pensées similaires à celles du génie de la Physique, essayant de trouver le cœur du problème dans le domaine psychologique.

Bien sûr, il y a des bases psychologiques à ce phénomène répugnant, bien que si présent dans l'histoire de l'humanité; et il est apparemment incurable, puisque, comme l'a expliqué le « père de la psychanalyse », il est déclenché par les instincts humains de base. Il propose cependant une solution. En reprenant ici sa phrase, j'en change une partie pour une autre, que j'ai soulignée en gras, avec laquelle je valide l'affirmation : « Il ne manque pas de gens pour prédire que, seule, la pénétration uni­verselle de la forme de penser chrétienne pourra mettre un terme aux guerres. »

Il est facile d’imaginer « ma » solution, mais difficile de l’exécuter. 2000 ans se sont passés et les tentatives pour la mettre en pratique ont été PRESQUE vaines... Presque parce que les choses pourraient être - et seraient certainement - pires qu'elles ne le sont pas !

Les enseignements de base donnés par Jésus-Christ seraient la solution s’ils étaient suivis par chaque personne individuellement, à la lettre. Par conséquent, il n’y aurait pas de guerres entre les peuples, ni bien d’autres problèmes. Ce sont des enseignements prophylactiques et thérapeutiques.

- Matthieu 22: 37-39 Jésus lui répondit : « Tu aimeras le Seigneur ton Dieu de tout ton cœur, de toute ton âme et de tout ton esprit. Voilà le grand, le premier commandement. Et le second lui est semblable : Tu aimeras ton prochain comme toi-même. »

- Matthieu 5: 43-44 « Vous avez appris qu’il a été dit : Tu aimeras ton prochain et tu haïras ton ennemi. Eh bien ! moi, je vous dis : Aimez vos ennemis, et priez pour ceux qui vous persécutent,... »

- Matthieu 5: 39 « Eh bien ! moi, je vous dis de ne pas riposter au méchant ; mais si quelqu’un te gifle sur la joue droite, tends-lui encore l’autre. »

J’ai cité ces versets ci-dessus parce qu’ils sont, à mon avis, les plus fondamentaux. Mais il y a bien plus encore, il suffit d'avoir la patience de lire le Nouveau Testament, et nous trouverons des merveilles... Difficile à réaliser, c'est vrai, à cause de nos instincts animaux et des exemples que nous voyons et entendons depuis l'enfance. Mais ce n’est certainement pas une tâche impossible, sinon Il ne l’aurait pas dit. Et il y a des gens qui réussissent à le faire !

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Que Dieu tout-puissant nous fasse miséricorde ; qu'Il nous pardonne nos péchés et nous conduise à la vie éternelle.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Liens connexes :

[1]. Guerres : comment les éviter

[2]. Pourquoi la guerre: lettre d'Einstein à Freud

[3]. Pourquoi la guerre: la réponse de Freud à Einstein

[4]. Bible Catholique