terça-feira, novembro 14, 2023

Conversão

 

Tenho lido e ouvido falar de muitos casos de conversão de protestantes ao Catolicismo. O que mais me impressionou foi o do teólogo norte-americano Scott Hahn. Ele tem um conhecimento profundo de Teologia, já publicou muitos livros, dá muitas palestras em universidades e seminários; tem feito um trabalho enorme de evangelização na Igreja Católica. Apresento aqui, também, dois casos de médicos que nasceram em famílias católicas, mas se afastaram da religião, e depois se converteram.

É difícil escolher uma palestra do Dr Scott Hahn, são todas fantásticas. Ao final do texto, listei três links do teólogo (todos em inglês): [1] da página pessoal dele, [2] do Centro St. Paul, criado por ele e [3] da primeira palestra dele a que assisti e que me encantou, sobre o Mistério Pascal e sobre seu processo de conversão.

Vamos aos médicos... Um deles é brasileiro. Não é a primeira vez que vejo um depoimento de conversão ocorrida por influência do trabalho de evangelização do Padre Paulo Ricardo. No link [4], a equipe do padre mostra o testemunho de um médico que recebeu graças especiais, a meu ver, que o levaram à conversão (texto em português).

O outro médico é um norte-americano. Ouvi uma entrevista que ele deu, em que diz que o seu coração era mais duro que uma pedra. Dá para entender por quê, assistindo ao vídeo - em inglês [5]. A nossa ciência, tão fraca, era o seu "deus". Ele atribui às orações da sua mãe o fato de ter-se convertido. Ele também recebeu graças muito especiais durante o seu processo de conversão.

Para Deus nada é impossível, mas acredito que, para quem não abranda o seu coração e não abre a sua mente, esse fenômeno da conversão é muito difícil. Por isso, penso eu, a gente deve perseverar nas orações para a conversão dos pecadores (que somos todos nós, diga-se de passagem). Nas aparições de Nossa Senhora, ela bate sempre nessa tecla de rezar para este objetivo, entre outros temas.

E que nós não nos iludamos, achando que já somos convertidos, que já atingimos o "goal". Se pensamos assim, é porque o coração está muito duro ainda. A conversão é um processo que só termina quando a gente morre. Quanto mais a gente conseguir avançar nesse caminho, antes de morrer, melhor.

~~~~~~~~~~

Related links:

[1] Scott Hahn

[2] St. Paul Center

[3] Dr. Scott Hahn reflects on the Paschal Mystery

[4] Como um casal católico e um terço fizeram um médico voltar à Igreja

[5] Ex-Abortionist Tells His Story w/ Dr. John Bruchalski


Nenhum comentário:

Postar um comentário