domingo, outubro 15, 2023

Guerras: como evitá-las - II

 

Faz tão pouco tempo, escrevi um texto com o mesmo título, por causa da guerra provocada pela Rússia contra a Ucrânia [1] - que ainda não acabou - e já se iniciou outra, provocada pelo Hamas contra Israel. Eu dizia estar "incomodada pela sensação de "absurdité". Sim, a guerra é um absurdo!

Na pesquisa que havia feito sobre maneiras possíveis de evitar as guerras, encontrei uma troca de cartas entre Einstein e Freud [2]. Tola, fiquei envaidecida de ter tido pensamento semelhante ao do gênio da Física, tentando achar o núcleo do problema na área psicológica.

Claro que há bases psicológicas para esse fenômeno repugnante, embora tão presente na história da humanidade e aparentemente não tratável, já que, como bem explicou o "pai da psicanálise", é desencadeado por instintos básicos do ser humano. Ele sugere, no entanto, uma solução. Repetindo aqui a sua frase, troco uma palavra por outra, que realcei em negrito, com a qual valido a assertiva: "Não faltam pessoas para prever que somente a penetração universal do Cristianismo será capaz de pôr fim às guerras."

Fácil vislumbrar a "minha" solução, mas difícil executá-la. 2000 anos já se passaram e as tentativas de colocá-la em prática foram QUASE vãs... Quase porque as coisas poderiam estar - e certamente estariam - piores do que estão!

Os ensinamentos básicos dados por Jesus Cristo seriam a solução se seguidos por cada um, individualmente, à risca. Consequentemente, não haveria guerras entre os povos, nem outros tantos problemas. São ensinamentos profiláticos e terapêuticos.

- Mateus 22: 37-39 Respondeu Jesus: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo."

Mateus 5: 43-44 Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.

Mateus 5: 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.

Citei esses versículos acima porque são os básicos, a meu ver. Mas tem muito mais, é só ter paciência para ler o Novo Testamento, que a gente encontra maravilhas... Difíceis de cumprir, é verdade, por causa de nossos instintos animalescos e dos exemplos que vemos e ouvimos desde a infância. Mas certamente não são tarefa impossível, senão Ele não teria dito. E tem gente que consegue!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

[1]. Guerras: como evitá-las

[2]. Por que a guerra: cartas de Einstein e Freud

[3]. Bíblia Ave Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário