sexta-feira, outubro 27, 2023

Brinquedo que não tem

 

Santa Bernadette

Chocado com a baixa quilometragem do meu carro, o encarregado de instalar os pneus de inverno aconselhou-me a "faire une ride de char sur l'autoroute, pour le dégourdir". O que quer dizer, em outras palavras, que eu devia colocá-lo na estrada, para acordá-lo do sedentarismo imposto a ele por mim.

Assim como faço minhas caminhadas, para manter as funções de toda sorte em ordem, para que tenha, pelo menos, a "sorte" de uma velhice com autonomia, levei meu carro para passear, a fim de que ele também mantenha-se em forma, seguindo o conselho de quem é entendido do assunto.

Meu marido fazia isso, dava boas voltas profiláticas com meu carrinho e comigo. O outono era uma das épocas em que saíamos pela estrada afora, para apreciar e fotografar as lindas cores das árvores. Ele sempre variava de percurso. Como eu conheço mais (só) o caminho para a cidade onde morávamos, lá fui eu. É para onde eu sempre vou. É uma região com fartura de "maple trees", as cores ladeando as estradas fazem um espetáculo impressionante.

Fiz um giro pela pracinha central, pelo centro comercial e comprei algumas coisinhas. Não demora muito para ter uma visão geral, o centro da cidade é bem pequeno. O município tem grandes zonas rurais, numa das quais nós morávamos - fui dar uma olhada na nossa antiga casa também.

Não sei se o tempo nublado não ajudou, mas desta vez tive uma recaída nostálgica mais forte. No dia seguinte, deu-me uma "lombeira" psicológica, uma preguiça enorme de me levantar da cama, pensando na falta que meu marido me faz. E, como de costume, comecei a rezar, pedindo forças para me sentir feliz.

Caí no sono de novo, indo acordar bem tarde. Fui despertada por um sonho... Não foi pesadelo, mas teve a eficácia de me fazer levantar da cama... bem disposta, até com um esboço de sorriso. Mas intrigada, porque, no falso pesadelo, eu cantava uma canção de Natal chamada "Anoiteceu". E ainda não estamos na época, não estão tocando músicas natalinas. Esta canção nem é conhecida por aqui, é brasileira. As decorações com motivos de Halloween estão no seu apogeu.

Para quem não conhece, segue a letra, abaixo, e o link para escutar a música está ao final do texto.

Anoiteceu

(Assis Valente)

Anoiteceu, o sino gemeu

E a gente ficou feliz a rezar

Papai Noel, vê se você tem

A felicidade pra você me dar

Eu pensei que todo mundo

Fosse filho de Papai Noel

Bem assim, felicidade

Eu pensei que fosse uma

Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi

Mas o meu Papai Noel não vem

Com certeza já morreu

Ou então felicidade

É brinquedo que não tem

Instantaneamente, pensei no que Nossa Senhora de Lourdes disse a Santa Bernadette: -Não lhe prometo a felicidade neste mundo, mas no outro.

O sofrimento é onipresente neste mundo, ninguém escapa, santos e não santos. A ilusão de que podemos ser felizes é como acreditar em Papai Noel. "Felicidade é brinquedo que não tem." Mas que alegria vem da "doce consolação oferecida à alma em sofrimento, que anseia pelo conforto como quem anseia por água no deserto." (Joseph Pearce -Augustine Institute)

~~~~~~~~~~~~~~

"Jesus, Maria, José, meu coração vosso é."

~~~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Anoiteceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário