Claro que é imprescindível instruir-se, para não cair nos abismos da ignorância. Mas não sei se é possível adquirir fé somente pelos caminhos da ciência ou da filosofia, incluindo a teologia. No meu caso, pelo menos, não foi. As ciências em que me meti, pelo menos não atrapalharam a sementinha que foi plantada em meu coração. Não atrapalham.
Provavelmente, devem ter retardado a dedicação que tenho agora à fé – antes tarde do que nunca. Ou, talvez, esse tempo em que me dediquei a tantos estudos científicos e ao contato direto com o sofrimento e com a morte das pessoas tenha-me preparado, de alguma forma.
O fato é que tenho aprendido muito a rezar, de uns anos para cá; tenho recebido muitas graças e, sobretudo, aceitado, com humildade e respeito, esta verdade muito maior do que nós. É indescritível.
Dia 27 de novembro foi dia de Nossa Senhora das Graças, da Medalha Milagrosa [1]. Nem precisamos pesquisar muito para tomar conhecimento de tantas graças recebidas, por tanta gente! Isso é um reforço para a nossa fé. As redes sociais nos mostram muitos testemunhos. Antigamente, eu encarava esses testemunhos com ceticismo, encontrava explicações psicológicas e científicas para os relatos. Essa descrença “científica” é muito útil, obviamente; a própria Igreja é rigorosa, cientificamente. Mas confesso que estou muito mais aberta a aceitar o incompreensível, já tendo eu própria experimentado fatos concretos, inexplicáveis.
Aconselho, a quem esteja interessado a entrar nesse mundo inefável da fé, a procurar o auxílio de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa (não se iluda, esse linguajar “piedoso” é consequência direta da mínima vivência que possamos ter na fé, não é exagero piegas). Ela nos leva a Jesus com doçura inenarrável. Teologicamente falando, tomo as palavras do Pe. Paulo Ricardo [2]: “Por um desígnio especial, [a Virgem Santíssima] foi escolhida por Deus para trazer ao mundo o Seu Filho. E Deus não muda. É por ela, portanto, que Jesus continua a ser gerado ao longo da história.”... “A Virgem Maria faz parte da misteriosa economia salvífica de Deus.”
Além das referências que já citei no correr do meu breve texto, acrescento outros links relacionados, abaixo, que serão, certamente, mais claros e mais sábios do que minhas palavras.
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.”
~~~~~~~~
Links relacionados:
[1] Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa - Rue du Bac
[3] O que é a união hipostática?
[4] Que culto devemos à Virgem Maria
[5] Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria
[6] Consagração a Nossa Senhora
[7] Em tempos de pandemia: por que rezamos?
[8] Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa
[9] Solilóquio
[10] Curso de Mariologia: Consagração total a Nossa Senhora
Nenhum comentário:
Postar um comentário