sexta-feira, abril 16, 2021

Dessacralização

 

Dessacralização

English

Français

Mais uma igreja vendida na província de Québec [1]. Isso tem-se tornado cada vez mais frequente. Esta notícia tocou fundo em meu coração, pois é o nosso Amor Maior sendo retirado das nossas vidas, as igrejas sendo esvaziadas e vendidas. O pároco ficará responsável pela dessacralização, ele deverá levar o Santíssimo Sacramento para uma outra igreja. Muito triste.

Não pude evitar a comparação com a preparação para minha mudança de casa. Fiquei comovida. Estou com a sensibilidade à flor da pele, nesta fase de luto, tendo que esvaziar o nosso "sacrário de amor”, a casa onde vivemos juntos, durante mais de 21 anos, meu marido e eu. Também estou dessacralizando nosso lar. A cada peça da qual me desfaço, sinto um aperto no coração. Mesmo que seja para doar a quem precisa, ou para quem será mais útil do que para mim, embora seja necessária para dar lugar a outra família, esta atividade está me deixando muito angustiada.

Nosso amor terreno, humano, embora natural, tem também algo de sublime, sagrado, sobrenatural, à imagem e semelhança do infinito Amor de Deus. Vem dEle.

Se, conforme o cânone citado [2], já não se pode utilizar a igreja para o culto divino, então melhor mesmo proteger o Santíssimo Sacramento, levando-o para outra igreja. Da mesma forma, estou protegendo o nosso amor, dando um destino humanitário aos pertences do meu marido e aos objetos do nosso lar.

Agora, sou eu o “sacrário” do nosso amor terreno, carrego esse tesouro no meu coração. Obrigada à Rowena, à Inez, ao JC, ao JEduardo e à Maria AB, que me ajudaram a acomodar nesse pensamento reconfortante, a tristeza que me abateu com esta notícia. Obrigada a todos que têm-se manifestado, de um jeito ou de outro, em resposta às minhas angústias, fazendo com que eu não me sinta sozinha nessa caminhada.

 ~~~~~~

Links relacionados:

[1] Désacralisation

[2] Cân.1222

[3] Dessacralização










Nenhum comentário:

Postar um comentário