quinta-feira, outubro 26, 2017

Otimismo



Muito interessante esse vídeo (link no final deste texto), partilhado por um amigo feicibuquiano. O Facebook tem suas vantagens!
Resumindo, o trabalho estatístico apresentado por Hans Rosling mostra como evoluiu a saúde da humanidade, tendo como referência a esperança de vida, e a evolução da riqueza, tendo como base a renda individual. Entre 1810 e 2009, houve uma melhoria significativa global, com uma tendência, grosso modo, à convergência para aumento da riqueza e da saúde de todos.
Embora haja ainda muita desigualdade, não evidenciada quando se fala em termos de médias, parece estar confirmada uma propensão ao desenvolvimento, embora mais lentamente para uns que para outros.
Vale a pena assistir a esse vídeo que, com excelente tecnologia, facilita a compreensão do desempenho da humanidade ao longo dos anos.
A partir desses dados, ouso pensar, com otimismo, em algumas possíveis previsões... Com tudo o que vem acontecendo nos últimos tempos, principalmente com as grandes correntes migratórias recentes, em escala planetária, num mundo cada vez mais populoso, verificamos que a manutenção do bem-estar dos mais ricos depende grandemente da melhoria das condições de vida dos mais pobres, para que eles não precisem migrar.
O interesse de todos em melhorar a situação dos países em crise, qualquer que seja a causa, é crescente. Assim tem acontecido na União Europeia, que mantém um pacto fiscal, a fim de exercer um rígido controle dos países-membros, e um fundo de resgate para socorrer economias endividadas. Ou no Canadá, por exemplo, quando uma província do país tem performance pior, as outras vêm em seu socorro.
Tomara que sigamos nessa tendência e que ela se espalhe por todo o planeta. Mesmo que um país ou outro sofra algum transtorno que o retarde (como aconteceu com o Brasil), inevitavelmente, terá que se aprumar, pois o avanço da humanidade não pode ser prejudicado por mesquinharias locais que ponham em risco a "saúde" global.
Creio que, num futuro não muito distante, haverá um controle mundial rigoroso que não permitirá atuações desgovernadas de qualquer país que seja, provocando desestabilização geral. Rudimentos dessa predisposição já estão presentes no mundo atual. Se as consequências dessas possíveis mudanças serão predominantemente benéficas... só o futuro poderá dizer.

Com legenda em português (clicar no pequeno retângulo branco para ativar a legenda):

Nenhum comentário:

Postar um comentário