quarta-feira, setembro 04, 2024

Bodas de Prata Azul

 

... parce que l'amour est bleu !

4 de setembro de 2024: 25 anos decorridos desde o meu casamento com Léo. Posso dizer que foi uma união bem-sucedida, abençoada mesmo. Pouco tempo após termos completado 21 anos de casados, meu amado morreu. Morte precoce, ele se foi muito antes do que eu poderia prever.

Foi um baque violento para mim, um choque terrível. À medida que esse choque vem sendo absorvido, lentamente, devido à dificuldade que tenho de transformar a concretude do cotidiano, a solidez da nossa felicidade, em um estado mais "gasoso", etéreo, vou conseguindo tirar algumas conclusões apaziguadoras.

Primeiramente, quero ressaltar a importância da fé, com muita oração. Sem esse suporte de peso, muito maior do que se fosse sujeito às leis da gravidade, penso que eu não teria sobrevivido. Eu já tinha fé antes, mas tanto pedi para que ela aumentasse e me desse forças, que Deus atendeu às minhas súplicas, por intermédio de Nossa Senhora, a quem me apeguei como nunca, sentindo sua ação amorosa, apaziguadora, vir em socorro ao nosso sofrimento.

Não posso, não podemos explicar facilmente o mistério dessa "conjugação" Amor/Sofrimento, por mais que nos dediquemos aos estudos.

Tive também muita ajuda da família e dos amigos, o que foi importantíssimo para mim. Em plena pandemia, sem poder ter contato com ninguém, tive suporte psicológico "online" pela incansável atenção da minha família e amigos no Brasil e da família do Léo aqui. E, quando era possível, sempre tive ajuda presencial da minha "belle-famille" e dos amigos quebequenses. Sempre agradeço e agradecerei a todos que me socorreram e que me trouxeram paz de espírito.

Sou imensamente grata, também, ao país que acolheu o nosso amor, o Canadá, em especial à província de Québec, onde vivo já há 25 anos.

E, mais especialmente ainda, eternamente, sou grata ao Léo, pelo seu amor e dedicação. São bodas de prata azul, porque l'amour est bleu ! O amor é eterno em Deus, onde nos reunimos.

L'amour est plus bleu au plus haut des Cieux. E isso é apaziguador.

~~~~~~~~~~~~

Links relacionados:

Aniversário de casamento

L'amour est bleu

Anel antigo


domingo, setembro 01, 2024

Praising God

 


Azure bluet (Houstonia caerulea)

Oh, beauty is azure bluet

Et son doux bleu diaphane

Praying through it

Ma folie n'est pas profane

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Français suit ci-dessous

Português segue abaixo

This little flower is one of the most beautiful I have ever photographed, with a diaphanous blue, that the soul can see.

Native to eastern Canada and the United States (blooms around Easter time).

Cette petite fleur est l'une des plus belles que je n'ai jamais photographiées, avec un bleu diaphane que l'âme voit.

Native de l'est du Canada et des États-Unis (fleurit dans le temps de Pâques).

Esta florzinha é uma das mais lindas que já fotografei, com um azul diáfano, que a alma vê.

Nativa do leste do Canadá e dos Estados Unidos (floresce na época da Páscoa).