Français
Acreditem ou não, eu adivinhei o nome que o novo Papa, eleito em 8 de maio de 2025, adotaria. Meu perfil do Facebook está lá para provar que eu escrevi isso: "Leão XIV... pegaria bem." O nome do cardeal canadense Francis LEO, que eu achava que seria uma boa escolha para Pontífice, me levou a escolher "Leão XIV" como um bom nome. Não adivinhei quem seria o Papa, mas adivinhei o nome que ele adotou.
Sempre me impressionou o episódio que levou o Papa Leão XIII a compor a oração a São Miguel Arcanjo, em 1886, para ser rezada no final de todas as missas. Infelizmente, a oração foi abolida das missas após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II.
Esta oração de Leão XIII também me fez pensar no nome que o novo Papa poderia adotar. Ademais, ele se tornaria um "xará" do meu saudoso marido, cujo nome era Léo.
Quando o nome foi pronunciado na sacada da Basílica de São Pedro, minha emoção foi imensa, o conteúdo da minha caixa torácica parecia não caber lá dentro e queria sair pela boca. :-) Fiquei realmente comovida.
Tive a impressão de ter captado o que levou o Papa a escolher esse nome. E não foi na "Rerum Novarum" que pensei, apesar de ter ouvido muito falar sobre essa encíclica, durante minha juventude; nem no reflorescimento do Tomismo, nem na ênfase que Leão XIII deu à ciência como perfeitamente compatível com a fé, todos os itens muito importantes, obviamente.
O que me tocou profundamente no coração foi a oração de Leão XIII, da qual o mundo tanto precisa hoje em dia.
E eu não sabia em que dia o Papa seria eleito e que aquele dia, 8 de maio, era o dia de uma aparição de São Miguel Arcanjo, em Gargano (por volta do ano 490). Impressionante, não é?!
Espero que o novo Papa pense também nesta oração.
Transcrevo a oração aqui:
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário