terça-feira, julho 17, 2018

Tio Zizi

João Franzen de Lima,
prefeito de Belo Horizonte, 1947
(foto do Arquivo Público Mineiro,
fundo Jornal Folha de Minas)
Não vou escrever sobre a biografia do Tio Zizi, já há várias nos anais da História de Minas e do Brasil[1]. João Franzen de Lima era tio de minha mãe. Ela contava que ele foi como um pai generoso para eles, quando o pai dela morreu. Era adorado por eles.
Temos até uma espécie de anedota familiar, com relação à bondade desse tio querido. Minha mãe sempre foi muito apavorada, desconfiava de tudo e nos instruía para evitarmos toda e qualquer possibilidade de eventos trágicos.
Certa vez, ela estava orientando os filhos para não saírem da escola com ninguém, só com ela ou com meu pai. Ela explicava que havia pessoas más que sequestravam as crianças, as levavam para países longínquos e que nunca mais veriam os pais. Nós até estremecíamos. Ela dizia que, mesmo se alguém chegasse na escola e dissesse que ela ou nosso pai tinha mandado nos buscar, mesmo que dissessem nomes, endereços, qualquer coisa para provar que eram pessoas conhecidas, que não fôssemos com ninguém.
Nesta altura, um de meus irmãos saiu-se com uma alternativa, lançando uma das pessoas mais bondosas e corretas de quem ele se lembrou, colocando minha mãe em xeque: - Mesmo se for Tio Zizi? Ela caiu na gargalhada e saiu-se com outra: - Nem assim, porque pode ser um sósia dele. Claro, ela estava prevenindo alguma confusão que pudéssemos fazer com outra pessoa, pois não tínhamos convívio diário com ele.
Criança costuma ter um radar apurado para detectar a bondade, pelo que veem ou pelo que ouvem falar, e Tio Zizi foi o escolhido pelo meu irmão como exemplo de uma pessoa à prova de qualquer dúvida, com a qual não correria risco algum. E ele tinha razão.
Íntegro, de vasta cultura e curriculum vitae riquíssimo, Tio Zizi era uma pessoa amável, sem nenhuma empáfia. Sorte minha, eu o conheci, era simpaticíssimo. Se a bondade humana pudesse ter uma imagem, esta seria a figura dele.

~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~
 P.S.: Diga-se de passagem, quem tiver filhos pequenos, aproveite as dicas de orientação da minha saudosa mãe.
~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~
[1] João Franzen de Lima (Wikipedia)

Um comentário:

  1. Esse texto é muito bom!
    Zizi era mesmo magnífico.
    .
    Luiz Otavio de Lima Pereira

    ResponderExcluir